Secretaria Municipal de Educação

19/03/2013 - Educação
Orquestra Infantil chilena faz apresentação na Escola Costa de Dentro
O espetáculo fez parte do programa Escola Aberta

foto/divulgação: Programa Escola Aberta

Orquestra do Chile na visita a Escola Costa de Dentro

A orquestra Sinfônica Infantil chilena “De La Candelária de Tierra Amarilla” fez uma apresentação no Programa Escola Aberta da Escola Municipal Costa de Dentro. O espetáculo integrou o intercâmbio realizado entre a Casa da Cultura Maestro Carlos Alberto Vieira, localizada próximo ao estabelecimento de ensino, e o grupo latino-americano.

 

Dentro das oficinas do programa, cerca de 20 alunos da escola têm aulas de violino aos sábados pela manhã.   Sobre a apresentação, ocorrida no início de março, a coordenadora do Escola Aberta, Rita de Cássia, lembra que “o show  encantou a todos, propiciando a troca de ideias e a harmonia através da música”. A orquestra fez apresentação também no Núcleo de Educação Infantil Municipal Armação.

 

A Orquestra


A orquestra, nascida em 2007, surgiu pela iniciativa das mineradoras Mineras Candelaria e Ojos Del Salado. O objetivo é  contribuir com o desenvolvimento social, cultural e educacional dos escolares do município de Tierra Amarilla, na região de Atacama. Regida pelo maestro Davys Enrique Espíndola, em sua composição estão 20 violinos, seis violoncelos e instrumentos de percussão.Atualmente o grupo conta com 80 crianças, com idade entre 5 e 15 anos. A Diretora da Escola Costa de Dentro, Ozânia Carvalho Vieira, salienta que os alunos dessa orquestra são conhecidos pelo interesse que têm pela música, compromisso em ensaiar, excelente comportamento e pelas as boas notas no colégio.