Secretaria Municipal de Educação

11/04/2014 - Educação
Semana do Livro Infantil prossegue em Florianópolis
Segunda-feira reserva diversas atividades na Capital

foto/divulgação: Trip Teatro de Animação

Peça \

A programação da Semana do Livro Infantil continua com muitas atrações nesta segunda-feira (14) e ao longo da semana. Peças teatrais, oficina e contação de histórias prometem encantar crianças e adultos. 

Teatro: “O Flautista de Hamelin”

Logo pela manhã, às 10 horas, a Biblioteca do SESC Prainha apresenta o espetáculo “O Flautista de Hamelin”.


Resultado da parceria entre a Trip Teatro de Animação, de Rio do Sul, e a companhia espanhola “Los Titiriteros de Binéfar”, a peça retoma a clássica história de dois artistas medievais que saem pelas ruas empurrando uma velha carroça que acaba se transformando na cidade de Hamelin. Nela, um flautista livra a cidade de uma peste de ratos. A obra ressalta a importância de cumprir os tratos feitos.

A segunda e última apresentação acontece às 15 horas e as reservas podem ser feitas pelo fone 3229-2200.  

Oficina de desenho e criação de personagens

A oficina Hassis HQ para crianças tem início às 8h30, no Centro de Educação Continuada (CEC), e segue em período integral até o dia 16. A atividade, ministrada pelo educador Denilson Antonio, visa a proporcionar um espaço para a prática da arte do desenho e a criação de personagens com possíveis desdobramentos nas escolas, como produção de gibis que dialoguem com a arte e a língua portuguesa. A oficina para adultos acontece na noite de segunda-feira, às 19h30, também no CEC. Reservas pelo telefone: 2106-5913.

Atividades nas Bibliotecas


A Biblioteca Central da Secretaria Municipal de Educação (SME), no CEC, terá contação de histórias para crianças de segunda a quarta-feira nos seguintes horários: 9h, 10h, 14h30 e 15h30. A sessão para adultos acontece na noite de segunda, também no CEC, às 19h30.

A Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho recebe exposição, contação de histórias e varal literário. Além disso, os visitantes poderão prestigiar a Mostra Literária “Roda, Romance e Ratoeira”.

Dança de roda tradicional da Ilha de Santa Catarina e arredores, a ratoeira retoma diversas cantigas e versos da cultura açoriana.

A mostra fica aberta à visitação de segunda a quarta, das 8h às 20h. As demais atrações podem ser conferidas de segunda a quinta, das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h. Agendamento pelo telefone: 3271-7914.


A contação de histórias “Boca de Leão”, com Claudete da Mata, Aparecida Facioli e Saray Martins, será realizada na Biblioteca Pública de Santa Catarina, de segunda a quarta, sempre às 14h.

As Unidades Escolares da SME poderão prestigiar a contação de história do SESC e as Unidades de Educação Infantil o “Literatura em Movimento”, da Udesc, de segunda a quarta, em período integral.

Sobre a Semana do Livro Infantil

Instituída em 2010 pela Lei 8.125, a Semana Municipal do Livro Infantil acontece no período que compreende o dia 18 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro e o Dia do Nascimento do Escritor Monteiro Lobato. Excepcionalmente este ano, por ocasião da Sexta-feira da Paixão (18), feriado nacional, a programação se estenderá até o dia 17.

A programação completa pode ser acessada em www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa.

Apoiadores da 5ª Semana Municipal do Livro Infantil

Além das unidades educativas, são parceiros a Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, Biblioteca do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Guga Kuerten (IGK), Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Língua Portuguesa (NEPALP) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O evento conta ainda com o apoio da Fundação Hassis, Fundação Franklin Cascaes e Barca dos Livros.

 


galeria de imagens