Secretaria Municipal de Educação

07/08/2014 - Educação
Concurso premia redações cujo tema foi a paz
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação e da ONG NO Drogas

foto/divulgação: Divulgação

Douglas Peixoto, Analiz Lopes e Barbarah Minor

“Crianças, adultos e adolescentes brigando por besteira. Eu tenho medo de que, no futuro, meus filhos e netos vivam em um mundo cheio de tristeza. O Estatuto da Criança e do Adolescente diz que devemos estar na escola. Mas muitas crianças estão nas ruas trabalhando, usando drogas, em vez de estar na escola aprendendo a criar um mundo melhor.”


Este texto pertence à redação “Eu quero paz” escrita pela aluna Analiz Lopes, da Escola Básica Municipal Acácio Garibaldi São Tiago. Analiz, 14 anos, foi a vencedora do concurso com a temática “Paz e o Estatuto da Criança e Adolescente”.


A cerimônia de premiação ocorreu na tarde desta quinta-feira (7), defronte à loja Magazine Luiza, da rua Felipe Schimdt, colaboradora do projeto com a doação de produtos para os finalistas.


A promoção foi da Secretaria Municipal de Educação, por intermédio da Gerência de Programas Suplementares – GEPROS, e da ONG NO Drogas. Os participantes são alunos regularmente matriculados no ensino fundamental do município. As redações foram avaliadas por membros da SME.


Analiz Lopes, Douglas Ouriques Peixoto e Barbarah Minor (2º e 3º lugares), ambos da Escola Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras, ganharam um notebook e os demais até o 7° lugar receberam tablets. Do 8° ao 10° lugar, o prêmio foi uma bicicleta. As escolas dos estudantes vencedores foram contempladas com uma impressora e os professores com um tablet.


“Se todas as crianças tivessem uma vida parecida com a minha, tenho certeza de que o mundo seria mais feliz”, ressalta Douglas Peixoto, 12 anos, em sua redação.


Com a redação “Educação é o caminho”, Barbarah Minor, de 10 anos, sabe da importância do Estatuto da Criança e Adolescente e do respeito que se deve ter às regras. “Nós crianças achamos que ter paz é fazer o que queremos. Mas não é bem assim. A paz se constrói com o tempo, conforme vamos aprendendo as coisas certas. É preciso respeitar e compreender os ensinamentos dos nossos pais.”


No evento, a NO Drogas fez a entrega da placa “Cidadão da Paz” ao secretario de Educação de Florianópolis, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, e à gerente da GEPROS, Sueli Amália de Andrade.


NO Drogas


A parceria da SME com a instituição NO Drogas existe há três anos e busca colocar em pauta problemas decorrentes do uso de drogas, violência e discriminações, bem como ampliar a visão de todos para a possibilidade de existência de uma sociedade baseada em valores como a paz, a equidade e a justiça.


Redações vencedoras:


1° Lugar
: Analiz Lopes - 14 anos- Barra da Lagoa- E.B.M. Acácio Garibaldi São Thiago.


2º Lugar:
Douglas Ouriques Peixoto- 12 anos- Canasvieiras- E.B.M. Virgílio dos Reis Várzea.

3º Lugar: Barbarah V. Minor- 10 anos- Cachoeira do Bom Jesus- E.B.M. Virgílio dos Reis Várzea.


4º Lugar
: Jarina Clara Alves Rodrigues- 14 anos- Canasvieiras- E.B.M. Osmar Cunha.


5° Lugar
: Heloisa Santos da Silveira- 10 anos- Ribeirão da Ilha- Escola Desdobrada Lupércio Belarmino da Silva.


6° Lugar
: Lucas Henrique S. Luiz -13 anos- Córrego Grande- E.B.M. João Alfredo Rohr.

7° Lugar: Kelly Dhanyelle Muscapf de Almeida- 10 anos- Canasvieiras - E.B.M. Osmar Cunha.

8° Lugar: Fernanda Ceretta de Souza- 13 anos- Armação do Pântano do Sul- E.B.M.Dilma Lúcia dos Santos.


9º Lugar:
Eduarda Duarte Melo- 11 anos- Córrego Grande- E.B.M.João Alfredo Rohr.


10° Lugar:
Flavia Amaral das Neves- 10 anos- Barra do Sambaqui- E.B.M. Marcolino José de Lima.


galeria de imagens