Secretaria Municipal de Educação

17/09/2014 - Educação
Creche Otília Cruz é inaugurada na Coloninha
Unidade da rede municipal já atende a 235 crianças, de 6 meses a 6 anos

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Ex-escola estadual, unidade passou por reforma completa

Foi inaugurada oficialmente na manhã desta quarta-feira (17) a Creche Otília Cruz, no bairro Coloninha, região continental de Florianópolis. Antiga escola da rede estadual, cuja reforma exigiu R$ 1,4 milhão em investimentos por parte da Prefeitura, a unidade estava de portas abertas desde o dia 18 de agosto e hoje, em 15 salas, já responde pelos cuidados a 235 crianças em período integral (das 7h30 às 18h30).

As vagas foram preenchidas por crianças de 6 meses a 6 anos. O principal foco é o atendimento aos pequenos até 2 anos e 11 meses. A ampla maioria dos matriculados, 195, estão nesta faixa etária. Com o novo estabelecimento, sobe para 87 o número de unidades de educação infantil da Prefeitura, que oferecem 12 mil vagas.

Entre os beneficiários da nova creche está o pequeno Érick de Oliveira Barbosa de Jesus, filho mais novo de Tatiane Aparecida de Oliveira, 30 anos. A dona de casa só está esperando o fim do período de adaptação do menino para voltar a trabalhar. Apesar de não morar muito perto da creche, Tatiane leva o filho todos os dias a pé para a instituição e não se arrepende. “Não troco por outra creche, por causa do espaço; aqui as crianças têm onde correr e se desenvolver”, contou a mãe.

Lana e Alícia Kalfeltz Gutierrez Paredes também estão frequentando a nova creche. As meninas de 5 e 3 anos já estiveram em outras unidades da rede municipal de ensino e agora estão passando os dias perto da mãe, Daniela Kalfeltz, que é auxiliar de sala na instituição.

Daniela, 28 anos, mora em Capoeiras e já trabalha para o município há cinco anos. A educadora sempre quis que as filhas frequentassem a mesma unidade, já que a filha mais velha estava no Núcleo de Educação Infantil Nagib Jabor, no Estreito, e a menor conseguiu vaga na Creche Jardim Atlântico. “Quando surgiu essa creche, inscrevi as duas e ficou melhor ainda, porque também consegui uma vaga para trabalhar aqui.”

União com a comunidade

O prefeito Cesar Souza Junior fez questão de frisar que a transformação da Otília Cruz em creche foi uma luta conjunta entre comunidade e poder público. “A Coloninha possui lideranças comprometidas com o bem-estar dos moradores da região. São pessoas valentes e de luta. A Prefeitura seguiu a vontade da população para que o espaço a partir de agora seja da criançada até seis anos de idade”.

O secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, salientou que  a creche está cumprindo duas funções: o de cuidar das crianças e também de educá-las. “Queremos sempre uma educação de qualidade em todos os níveis”, complementou. Pinto da Luz lembra que com a reforma do prédio e a ocupação do local pelos pequenos, a ação simboliza que Otília Cruz continua viva na comunidade.


Leia mais: Unidade escolar existe há mais de 50 anos


                Mais de 30 anos de amor ao ensino


galeria de imagens