Secretaria Municipal de Educação

23/09/2014 - Educação
Concurso de Redação e Desenho destaca direitos e deveres dos pedestres
Alunos do primeiro ao quinto ano foram premiados

foto/divulgação: sme

Ana Carolina Fagundes Wulhynek - Escola Básica Municipal Professor Anísio Teixeira

   Dois alunos da Escola Básica Municipal Professor Anísio Teixeira ocuparam o lugar mais alto do pódio do IX Concurso de Desenho e Redação promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Guarda Municipal de Florianópolis. O tema foi “Direitos e Deveres dos Pedestres” e teve como objetivo aproximar a comunidade do assunto difundido pelo Código de Trânsito Brasileiro. A cerimônia de premiação aconteceu na base da Guarda Municipal, em Coqueiros.

 

   Pela escola localizada na Costeira do Pirajubaé, Ana Carolina Fagundes Wulhynek, do primeiro ano, foi vencedora na categoria de desenho, e Lucas Barcelos Vieira, do quinto ano, na categoria de redação.

 

   Outras vencedoras da categoria de desenho são Nina da Silva e Maria Elisa Borba. Elas estão no segundo e terceiro anos das escolas João Francisco Garcez (Canto da Lagoa) e Osmar Cunha (Canasvieiras), respectivamente. Maria Valdilene da Silva, do quarto ano da Escola Desdobrada Municipal José Jacinto Cardoso (Trindade), também foi primeira colocada na categoria redação.

 

   Os participantes que ficaram em primeiro lugar no concurso ganharam tablets e celulares; em segundo lugar, tablets, e em terceiro, bicicletas. Todos ganharam kits com mochila, estojo e outros materiais escolares. As professoras dos primeiros colocados foram premiadas com câmeras fotográficas digitais.

 

 

O Concurso


   O concurso foi dividido nas categorias de desenho, voltado para alunos do primeiro ao terceiro ano, e de redação, para os estudantes de quarto e quinto ano do ensino fundamental. No total, quinze trabalhos receberam destaque. Foram cinco em cada colocação, sendo um de cada série. Ao todo, aproximadamente cinco mil estudantes da rede municipal participaram do concurso na primeira categoria e cerca de três mil alunos na segunda.

 

   Os trabalhos foram avaliados por etapas. Primeiro, houve um pré-avaliação feita nas escolas, depois os trabalhos passaram pela Guarda Municipal e pela Secretaria Municipal de Educação.

 

   Entre os critérios de avaliação estão a adequação do texto às normas linguísticas, se o texto reportou ao tema de forma pertinente e se os textos obedeceram às normas ortográficas. Já para os desenhos, foram avaliadas a riqueza dos detalhes, a harmonia das cores utilizadas e também se a ilustração inovou na apresentação do tema.

 

Semana do Trânsito


   Nesta quarta-feira (24/09), das 10h30 às 12h, a Guarda Municipal irá até o Terminal de Integração do Centro para mais uma ação de conscientização. Com o foco nos pedestres, haverá a entrega de panfletos e a exposição de banners.

 

  No domingo (28/09), a Guarda Municipal estará no Parque de Coqueiros com uma pista de trânsito simulada, na qual crianças a partir de 6 anos poderão dirigir triciclos. A ação ocorrerá das 9h às 15h.

 

   Direitos e deveres do pedestre segundo o Código de Trânsito Brasileiro

 

Direitos

- É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação;

- Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, pelas bordas da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento de veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida;

- Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica;

- Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.

 

Deveres

- Olhar para os dois lados antes de atravessar uma via;

- Aguardar a passagem do veículo ou que ele pare;

- Atravessar sempre em linha reta, pisando firme sem correr;

- Olhar atentamente para os lados ao descer de um carro ou ônibus e esperar sempre que o veículo saia para então atravessar a via;

- Atravessar sempre andando na faixa de pedestre.

 

Tabela de Classificação

 

Colocação

Ano

Aluno

Unidade

1º Lugar

1º Ano

Ana Carolina Fagundes Wulhynek

EBM Professor Anísio Teixeira

1º Lugar

2º Ano

Nina Coelho da Silva

EDM João Francisco Garcez

1º Lugar

3º Ano

Maria Elisa do Prado Borba

EBM Osmar Cunha

1º Lugar

4º Ano

Maria Valdilene da Silva

EDM José Jacinto Cardoso

1º Lugar

5º Ano

Lucas Barcelos Vieira

EBM Professor Anísio Teixeira

 

2º Lugar

1º Ano

Maitê Duarte Rosa

EBM Adotiva Liberato Valentim

2º Lugar

2º Ano

Emanuelle Santin Staub

EBM Brigadeiro Eduardo Gomes

2º Lugar

3º Ano

Maria Carolina Rocha dos Santos

EBM Virgílio dos Reis Várzea

2º Lugar

4º Ano

Amanda Martins Monteiro

EDM Retiro da Lagoa

2º Lugar

5º Ano

Amanda da Silva

EBM José do Valle Pereira

 

3º Lugar

1º Ano

Juan Camilo Murillo

EBM Beatriz de Souza Brito

3º Lugar

2º Ano

Hellen de Souza

EBM José do Valle Pereira

3º Lugar

3º Ano

Maria Eduarda Camargo

EBM Acácio Garibaldi São Thiago

3º Lugar

4º Ano

Gabryella Franco Soares

EBM Osmar Cunha

3º Lugar

5º Ano

Gabriela Ventura dos Santos

EBM José Amaro Cordeiro

 


galeria de imagens