Secretaria Municipal de Educação

17/10/2014 - Educação
Coletânea de livros e CDs leva Nota Dez
Mariana de Oliveira Mendes é uma das ganhadoras de premiação da SME

foto/divulgação: Divulgação

Mariana inscreveu o projeto \'Vamos Cantar?\'

O projeto “Vamos cantar? - Cantigas que mexem com nosso corpo, alegram nossas vidas e aquecem o coração”, realizado em um grupo de 15 crianças com idades de 2 e 3 anos, foi um dos vencedores do “Prêmio Professor Nota Dez”, evento da Secretaria de Educação de Florianópolis em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores. Percebendo que a criançada gosta de ouvir histórias e cantar, a educadora Mariana de Oliveira Mendes, da Creche Vila Cachoeira, no bairro Saco Grande 2, juntamente com as professoras Daiana Ketulin da Silva e Claudinéa Maria Coelho, tiveram a ideia de elaborar uma coletânea com livros e CD’s com músicas gravadas pela criançada.

 

A turminha já elaborou 3 volumes. O primeiro contém cantigas de roda com canções como borboletinha, pintinho amarelinho e dona aranha. No segundo, o tema é Florianópolis com músicas como o Rancho de Amor à Ilha, de Zininho; a brincadeira do boi de mamão e as cantigas Lagustalaguê e Barra da Lagoa, esta última, do grupo Engenho. O terceiro contém músicas com ritmos diferenciados, mas que possui como ponto central a amizade. “Eu quero apenas”, de Roberto Carlos; “Certos Amigos”, do grupo Expresso Rural; e “É impossível de esquecer”, de Eyshila, estão entre as músicas trabalhadas.

 

O projeto buscou possibilitar ao grupo, através da música, a construção de uma identidade coletiva, fazendo com que sentimentos como o respeito, o cuidado e a afetividade fossem incentivados em todos os momentos vivenciados na creche.

 

O prêmio Professor Nota Dez tem como objetivo reconhecer o trabalho dos professores da rede municipal reconhecer o trabalho dos professores que se empenham na melhoria da qualidade da educação. 


galeria de imagens