Secretaria Municipal de Educação

17/10/2014 - Educação
Transtornos alimentares: uma produção audiovisual
Projeto de Dirciane Schimith Dalagnol é um dos selecionados do “Prêmio professor Nota Dez”

foto/divulgação: Divulgação

Alunos estudaram o tema e realizaram produções audiovisuais.

Anorexia, bulimia, obesidade e desnutrição. Estes foram os temas dos vídeos confeccionados pelos alunos do 8º ano da Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras. A professora Dirciane Schimith Dalagnol trabalhava questões relacionadas à saúde com os jovens quando percebeu o interesse dos estudantes nos transtornos alimentares.

 

O projeto foi um dos vencedores do Prêmio Professor Nota Dez, promovido pela Secretaria de Educação de Florianópolis em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores. O evento é uma forma de reconhecer o trabalho dos educadores da rede de ensino que se empenham em trazer para os alunos novas formas de aprendizado.

 

Com as professoras Luciane dos Reis e Sandra Dias da Luz, a educadora resolveu estimular a turma a buscar seu próprio aprendizado, pesquisando sobre o assunto. Para compartilhar os conhecimentos adquiridos e trabalhar a linguagem audiovisual, os jovens elaboraram vídeos. Antes de chegar à fase de conclusão do material, os alunos apresentaram o projeto, criaram um roteiro, fizeram um plano de filmagem, e depois de gravar editaram o material. O projeto recebeu o título “Transtornos Alimentares: Uma produção audiovisual”.