Secretaria Municipal de Educação

19/11/2014 - Educação
SME faz seminário sobre diferenças étnico-raciais
Evento debate o assunto no âmbito da educação

foto/divulgação: Mauro Vaz

Seminário discutiu questões étnico-raciais.

Aconteceu nesta quarta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, o nono Seminário de Diversidade Étnico-Racial da Secretaria de Educação da Capital. O evento teve como tema “A Educação das Relações Étnico-Raciais na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: traduzindo as ações das instituições educativas.” 

 

O seminário contou com palestras, relatos de experiências desenvolvidos na educação Infantil, ensino fundamental, educação complementar e educação de jovens e adultos e apresentações culturais. A Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira na educação básica, foi debatida, assim como a Lei Municipal 4.446/94, que institui a inclusão do conteúdo de História Afro-brasileira no currículo das escolas municipais de Florianópolis, que teve sua implementação avaliada. 

 

Educação Inclusiva

 

O seminário teve em pauta ainda mais três assuntos. Um deles foi a educação das relações étnico-raciais e o outro é a política pública educacional para a promoção da igualdade racial. O terceiro ponto aprofundou o entendimento sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e suas implicações nas propostas pedagógicas. 

 

Conforme Sônia Carvalho, do programa de Diversidade Étnico-Racial da SME, o município tem como desafio de ampliar as oportunidade a todos. Para a gerente de Articulação Pedagógica de Educação Continuada do Ensino Fudamental, a rede de ensino tem que criar cada vez mais espaços para vivência e o entendimento do jeito de ser, viver e de pensar das diferentes culturas.

Ela complementa, dizendo que “devemos também compreender as diferentes contribuições dos povos para a ciência, a tecnologia, a filosofia e a arte, fortalecendo a solidariedade, a cooperação e o diálogo no enfrentamento dos conflitos e contradições, repudiando todas as formas de preconceito, discriminação, racismo e violência”.

Compartilhando experiências

 

Pela manhã, João Carlos Nogueira, Coordenador do Programa Brasil Afro Empreendedor – PBAE, conversou com os participantes sobre os aspectos legais, filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da Educação das Relações Étnico-Raciais.

 

Os professores Anne Marie Tribess, da Creche Maria Nair da Silva, Rodrigo Cantos, da Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo, e Leticia Grala Dias, da Escola Jose Amaro Cordeiro, compartilharam um pouco de sua experiência no seminário. Anne falou sobre o legado do continente africano na nossa cultura. Já Rodrigo e Letícia, conversaram sobre o trabalho com as diferenças étnico-raciais nas aulas de música. 

 

Direito à diferença

  

Rosângela Machado, Gerente de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, ministrou a palestra “O direito à diferença na igualdade de direitos”. Ela abordou a relação das diferenças com o ensino e as medidas que podem ser tomadas para que não haja exclusão. Segundo a palestrante, a diferença é uma condição humana presente no nosso dia a dia e deve ser tratada desta forma: "Alguns grupos sofrem desigualdades em função de não atender a padrões impostos pela sociedade”, disse Rosângela.

 

Sandra Pires, professora do Núcleo de Educação Infantil Tapera, discutiu as diferenças étnico-raciais na educação infantil e sobre como isso deve ser trabalhado com as crianças. O assunto também foi debatido dentro do Ensino de Jovens e Adultos por Rosemar Ucha Peres da unidade EJA Centro II. O evento também contou com uma oficina de Abayomis, bonecos artesanais que simbolizam alegria e felicidade.


galeria de imagens