Secretaria Municipal de Educação

20/11/2014 - Educação
Escola na Costeira promove a 1ª Feira de Ciências
Projeto de pesquisa mobilizou toda a unidade

foto/divulgação: Divulgação

Cada turma escolheu um tema para trabalhar.

A Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé, realiza nesta sexta (21) sua primeira feira científica. O evento acontecerá na própria unidade, às 18h30, quando haverá exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante todo o ano.

 

Os professores propuseram um questionamento para os alunos: O que queremos aprender na escola este ano? Assim começou o Projeto Aprender a Conhecer. Após debates em sala de aula, cada turma escolheu um tema para desenvolver nas aulas. Entre os assuntos, estão a origem da terra, dinossauros, cavalos marinhos, vulcões, inscrições rupestres e os movimentos do corpo.


A unidade recebeu visitas que enriqueceram os trabalhos. O especialista em estudos sobre o Antigo Egito Lucas Ferreira realizou uma palestra e o biólogo marinho Gustavo Ferreira conversou sobre águas-vivas com as crianças do terceiro ano.

Participação das famílias

Devido à iniciativa, o uso da biblioteca aumentou significativamente. Segundo pais e professores, os alunos estão se empenhando bastante.  Em casa, familiares  notaram  mudanças nos filhos, que estão mais interessados nas tarefas escolares. Até mesmo os mais tímidos estão interagindo e participando das pesquisas.

Muitas famílias participaram das atividades realizadas na escola, nas saídas de estudos e oficinas e contribuindo com a arrecadação de recursos materiais. Também foi implementada na unidade a sacola científica, na qual as crianças levam livros para casa, assim os pais também podem ajudar na pesquisa. 

Valentinho

Como parte do Projeto Aprender a Conhecer, foi organizado o boletim Valentinho. O informativo divulgou o trabalho realizado pelos professores e suas turmas nas pesquisas que estão sendo realizadas. A Associação de Pais e Professores e o Conselho de Escola financiaram a iniciativa. Quinhentos exemplares foram distribuídos entre as famílias das crianças, educadores e colaboradores do projeto. Uma edição já foi publicada. Outra ficará pronta com o fim do Projeto, após a feira.

Outra mídia que está sendo trabalhada na escola é a web-rádio. Em parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM),  a turma do quarto ano está trabalhando para pôr em funcionamento a Rádio Mix. A emissora será inaugurada durante a Feira de Ciências.

 

Serviço

O que: I Feira de Ciências da EBM Adotiva Liberato Valentim

Onde: Avenida Jorge Lacerda nº: 1.559 - Costeira do Pirajubaé

Quando: 21 de novembro de 2014, às 18h30


galeria de imagens