Secretaria Municipal de Educação

10/12/2014 - Educação
Crianças do Nei Costeira viram artistas
Com apoio de Tecão, criam e se divertem com personagens de boi-de-mamão

foto/divulgação: Divulgação

Criançada pôs a mão na massa.

A criançada do Núcleo Municipal de Educação Infantil Costeira em breve será transferida para a Creche Hassis. Todos estão cada vez mais indo ao encontro do artista plástico que dá nome à nova unidade e que eternizou, em sua obra, cenas do cotidiano infantil da Ilha da Magia.

 

Crianças e adultos arregaçaram as mangas e partiram para uma aventura cultural de artesanato. Juntamente com o artista Rogério, o Tecão, do Campeche, criaram personagens do boi-de-mamão, brincadeira que carrega multidões por onde passa.

 

O projeto envolveu as 184 crianças do núcleo de educação. Conforme a diretora Claudia Maidana, de agosto a novembro deste ano, conduzidos pelo Tecão, foram compartilhados elementos da natureza que possibilitaram o deleite coletivo na criação.

 

Da envergadura do bambu surgiram os corpos de diversos personagens, do boi, maricota, cavalinho, urso branco, urso preto, bernunça e urubu.

 

As cabeças dos bichos do folguedo tiveram origem a partir das mãos dos artistas, que afagaram a argila, papel, cola e chita.

 

Com linha e agulha, foram confeccionadas as vestimentas dos personagens que encantaram as crianças com seus florais.

 

O resultado do trabalho foi apreciado pela comunidade na mostra pedagógica da unidade. Segundo Claudia Maida, pais, pequenos, professores e demais profissionais da creche tiveram a possibilidade de interagir, apreciar, saltitar, vivenciar a arte que orgulharia Hassis.

 

Casa nova

 

No próximo ano letivo, a criançada do Nei Costeira irá para novo endereço, às margens da Via Expressa Sul, na Costeira do Pirajubaé. A unidade irá beneficiar 200 crianças em tempo integral.

 

Hiedy de Assis Corrêa, mais conhecido por Hassis, gostava de mergulhar no universo infantil. Pintava super-heróis, as brincadeiras de pipa, de bolinha de gude e de corda, o boi-de-mamão, além do mundo do circo. Registrou os engenhos, o vento sul, o carnaval e a ponte Hercílio Luz. No portal de entrada e em outros locais do exterior, além da parte interna da creche, haverá reproduções de riações artísticas do pintor.

 

Nascido em 27de julho de 1926, em Curitiba (PR), aos dois anos de idade Hassis já se encontrava morando em Florianópolis. Participou de mais de 200 coletivas em salões de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Possui também coleções particulares em outras partes do país e no exterior


galeria de imagens