Secretaria Municipal de Educação

11/12/2014 - Educação
Alunos da rede municipal viram DJs
Estudantes criaram suas próprias músicas eletrônicas

foto/divulgação: Divulgação

Alunos utilizaram programa de edição disponibilizado online.

Alunos do oitavo ano da Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras, participaram de um projeto envolvendo música eletrônica e mixagem de áudio. Os estudantes criaram 28 canções através de um programa de edição. O projeto foi desenvolvido nas aulas de Artes-Música pelos professores Gilberto André Borges e Emerson Raitz.

 

Foi utilizado um editor de áudio online, o DAW (Digital Audio Workstation). O software disponibiliza diversas trilhas, que foram mixadas juntamente com outras gravadas pelos próprios alunos. Em grupos, os estudantes criaram suas faixas.

 

Conforme Giberto André Borges, responsável pelo projeto, o objetivo da ação foi proporcionar aos estudantes o contato com a música contemporânea. “Quis abordar esse gênero, que faz parte da vida deles, fazer uso da tecnologia, e proporcionar uma atividade diferente.” afirma o educador.

 

O segundo passo constituiu na produção de um CD para cada aluno com as composições das turmas. Para isso, cada estudante, com papel cartão, criou sua própria arte. O selo interno foi impresso pelo professor e personalizado pelos alunos.

 

Criatividade e tecnologia

 

A resposta dos jovens ao projeto foi positiva. “Amo música e a ideia do professor de realizar essa atividade diferenciada foi muito boa” diz Hellen Soares Lopes, de 13 anos. “Foi uma forma de aprendizado bem descontraída”, completa.

 

Larissa Rocha Machado destaca a parte criativa do projeto. “Gostei muito desta parte, pois além de ser uma atividade inédita, foi muito interessante poder criar nossa própria música através de todas aquelas trilhas e sons diversificados.”, afirma a estudante de 14 anos.

 

Para Leonardo Eich Rosiak, de 14 anos, todo o processo foi interessante e divertido. “A turma inteira gostou quando ficou sabendo que iam ganhar um CD, e que, além de montar as músicas, produziríamos nossas próprias capas. Cada um pôde desenhar o que mais gostava e isso fez com que o trabalho ficasse ainda melhor”, conta.


galeria de imagens