Secretaria Municipal de Educação

15/12/2014 - Educação
Crianças agradecem PM por salvar colega
Turminha da Creche Poeta Cruz e Sousa visita sede do Helicóptero Águia

foto/divulgação: Nataliê Cardoso

\

 

Em um ato de bravura, duas profissionais da Creche Municipal Poeta João da Cruz e Sousa, na Areias do Campeche, ajudaram a salvar a vida de um menino da unidade. O garoto prendeu o cordão do casaco em uma extremidade do escorregador e caiu, ficando pendurado e sofrendo sufocamento , quando há bloqueio na passagem de ar para os pulmões.

 

A auxiliar de sala Giselli Duarte e a diretora, Elaine Cristina Pereira Lima foram as primeiras a socorrer Kauã Pereira Chagas, que teve uma parada respiratória momentânea. As duas realizaram uma avaliação na criança e iniciaram imediatamente a ventilação artificial, bem como solicitaram auxilio especializado através dos números de emergência.  

 

Juntamente com mais outra profissional, elas possuem curso de prevenção de acidentes e de primeiros socorros, atividade regular na rede de ensino desde 2006. Kauã, de cinco anos, após o primeiro atendimento e estabilização de sinais vitais, foi levado para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, já com os cuidados dos profissionais de emergência.

 

 

 Se não fossem os primeiros atendimentos, desenvolvidos na capacitação em situações de urgência, a criança dificilmente teria sobrevivido, disseram os pediatras do hospital infantil.

 

O acidente ocorreu na manhã do dia 10 de junho, quando a criança brincava com colegas sob a orientação  de seis profissionais da unidade. A creche de imediato pediu auxílio ao SAMU, que disponibilizou uma ambulância, e à Polícia Militar. A PM colocou em ação o helicóptero “Águia 01,” com equipe especializada em resgate aéreo pré-hospitalar, e fez o transporte da criança junto com a equipe médica do SAMU.

 

Participaram do salvamento o Tenente-Coronel Ricardo Leão Correia, Major Jairo Cúnico Bernardes e os soldados Jackson Vander da Rocha e Hugo Alexandre Marques.

 

            “Diante de tanta tensão, é bom sabermos que não estamos sozinhos”

 

Nesta terça-feira, dia 16 de dezembro, às 14h30, crianças da Creche Poeta realizarão uma visita ao Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), ao lado do Aeroporto Hercílio Luz. Conforme a diretora Elaine Cristina Pereira Lima, “as professoras e as 22 crianças da turminha de Kauã querem pessoalmente agradecer de novo à equipe de policiais”. 

Elaine destaca a rapidez com que o pedido de socorro foi atendido, sendo decisivo no salvamento da vida do pequeno. “Diante de tanta tensão, preocupação e responsabilidade é bom saber que não estamos sozinhos e que podemos buscar parceiros em momentos difíceis”.

 

Elaine complementa: “a qualidade dos serviços prestados pela Polícia Militar, deixa-nos seguros enquanto cidadãos e orgulhosos enquanto funcionários públicos, pois acreditamos na importância deste serviço, que é feito com compromisso e dedicação.

 

 

 

Resultado positivo

 

Charles Schnorr é especialista em gestão de desastres e urgência e emergência.  O professor é responsável pelos cursos e parcerias de capacitação na rede municipal. Para ele, a ação das profissionais da Creche Cruz e Sousa, permite avaliar que a Secretaria de Educação está no caminho certo em relação à formação de colaboradores da educação na área de prevenção e atendimento emergencial.

 

Conforme Charles, a atitude e postura das profissionais demonstraram perícia e capacidade de resposta diante de uma adversidade. “Foi um ótimo retorno de que a formação vem funcionando dentro do esperado, fazendo que os educadores procurem agir dentro dos protocolos internacionais de atendimento de primeiros socorros.”

 

 

Profissionais preparados

 

Mais de 1.800 pessoas já participaram de formação nas unidades educativas.  O foco das atividades é para prevenção de acidentes no ambiente escolar e doméstico.

 

Também prepara os educadores para como efetuar o primeiro atendimento em emergências de forma segura, dimensionando bem a cena dos sinistros, avaliando e estabilizando os sinais vitais, evitando agravar o estado das vitimas e paralelamente acionando, se necessário, os profissionais de emergência.

 

Para evitar tumultos

 

Entre as oficinas realizadas, a maioria é voltada para contenção de hemorragia, ações em paradas respiratórias e cardíacas, engasgamentos, estabilização de fraturas e demais emergências clinicas, traumáticas e pediátricas.

 

Outro exercício praticado é o “plano de abandono (evacuação) de escolas e creches em situações de emergências. Há orientação para que a comunidade escolar proceda corretamente nestas situações, caminhando em colunas, ao invés de correr, não proceder com pânico, seguir as sinalizações e iluminação de emergência.

 A energia elétrica e o gás central devem ser desligados, as janelas devem ser fechadas para que o vento, em caso de fogo, não seja propagado ou leve fumaça para demais dependências. Destaca-se ainda neste exercício, que é importante haver pontos de encontro pré-definidos para que todos possam se reunir após evacuarem a escola.


galeria de imagens