Secretaria Municipal de Educação

15/12/2014 - Educação
COEB 2015: relação de trabalhos sai nesta quinta-feira
Congresso de Educação Básica acontecerá nos dias 3 e 4 de fevereiro

foto/divulgação: Divulgação

Cerca de 1500 pessoas participaram da última edição.

O prazo para divulgação da lista de trabalhos aprovados para apresentação no quinto Congresso de Educação Básica (COEB) foi prorrogado. O resultado será divulgado nesta quinta-feira (18), a partir das 18 horas, no site da SME. O COEB 2015 acontecerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina e terá como tema “A Indissociabilidade na Educação Básica: especificidades, desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas.”

 

Estará em debate no congresso a reorganização de um currículo integrado para todas as etapas e modalidades de ensino. Serão discutidas propostas pedagógicas que coloquem isso em prática sem afetar a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos.

 

Os trabalhos serão divididos em duas modalidades: “Comunicação Oral e Pesquisa” e “Relato de Experiência”. A primeira compreende os trabalhos em nível de mestrado e doutorado, e tanto pesquisadores que atuam na rede municipal de ensino quanto pesquisadores externos poderão participar. 

 

Já a segunda categoria é destinada aos trabalhos pedagógicos realizados individual ou coletivamente por servidores da rede municipal. As apresentações devem se encaixar em um dos seguintes temas: Política e Gestão da Educação Básica, Currículo e Práticas Pedagógicas.

Educação em pauta

 

O objetivo do congresso é promover a reflexão dos processos que qualificam a práxis educativa, visando a excelência da prática pedagógica no cotidiano escolar e a integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino que compõem a Educação Básica, no município de Florianópolis.

 

Procura também fomentar o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da educação por meio de conferências, palestras, relatos de experiência e pesquisas na temática proposta, destacando as qualidades política e técnica, interculturalidade, constituição do sujeito docente, qualificação das práticas pedagógicas, gestão democrática e participativa, transversalidade no currículo, educação integral e inclusão, atitude e ética na educação.