Secretaria Municipal de Educação

08/01/2015 - Educação
Inscrições para o COEB começam na segunda-feira
Os interessados terão do dia 12 ao dia 29 de janeiro para garantir a participação no evento

foto/divulgação: Leo Nogueira

COEB 2014

Começa no dia 12 de janeiro, segunda-feira, as inscrições para o COEB, Congresso de Educação Básica, realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Os profissionais da rede municipal poderão fazê-la até o dia 21 de janeiro, NESTE LINK.


De 22 a 29 de janeiro, serão aceitas inscrições de outras redes públicas de ensino. No site, o profissional terá disponível a programação do evento e deverá se inscrever nas atividades que lhe interessarem. Não há limite de inscrição, desde que não exista choque nos horários.


O evento, que está em sua quinta edição, ocorrerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. O tema desta edição é “Indissociabilidade na educação básica: especificidades, desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas”. O objetivo é proporcionar discussões a respeito de políticas públicas que envolvam a educação infantil, fundamental e a educação de jovens, adultos e Idosos (EJA).


Palestras e conferências


Estão previstas seis palestras e três conferências, com participantes de renome nacional. Além disso, haverá apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência de servidores da rede municipal de ensino.


Abrindo as atividades do COEB, Carlos Roberto Jamil Cury, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC, ministrará a conferência que tratará dos fundamentos, princípios e diretrizes da Educação Básica na perspectiva da indissociabilidade de suas etapas e modalidades de ensino.


No mesmo dia, Rui Trindade, professor da Universidade do Porto, em Portugal, dará a palestra “O direito de aprender na Educação Básica: conhecimento e aprendizagem”. Angela Maria Scalabrin Coutinho, da Universidade Federal do Paraná, falará sobre “A infância como categoria social central da educação básica” e Geovana Mendonça Lunardi Mendes, da UDESC, ministrará sobre “Projetos inovadores na Educação Básica”.


No dia 4 de fevereiro, Miguel Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais, dará a conferência “Indagações sobre currículo: conhecimento, diferença cultural e possibilidades de um novo paradigma”. Neste dia, haverá a palestra “Educação Básica e a perspectiva intercultural: uma discussão necessária para a consolidação de uma escola de todos”, ministrada por Nadir Esperança Azibeiro, da UFSC. Vânio César Seemann, da Secretaria Municipal de Educação da Capital, falará sobre “As múltiplas dimensões humanas na Educação Básica”, enquanto as professoras Anna Bondioli e Donatella Savio, da Università degli Studi di Pavia, na Itália, darão a palestra “Qual avaliação para as instituições educativas: a abordagem de 'promoção do interno' desenvolvida na Itália”.

 

Confira a programação completa:

http://www.pmf.sc.gov.br/sites/coeb/index.php?cms=programacao