Secretaria Municipal de Educação

23/02/2015 - Educação
Universidade Aberta terá quatro novos cursos
Unidade da UAB (Universidade Aberta do Brasil) é mantida pela Prefeitura de Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação

Cursos deverão iniciar no segundo semestre deste ano.

A Coordenação do Polo UAB de Florianópolis articulou junto a instituições de ensino superior a oferta de quatro novos cursos de pós-graduação, que deverão começar no segundo semestre deste ano.


Do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), estão previstos Educação para Diversidade (foco na Educação de Jovens e Adultos), Mídias na Educação e Ensino de Ciências. O curso Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino será ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).


A seleção dos alunos para a Universidade Aberta do Brasil ocorrerá por seleção pública, nos termos dos respectivos editais, que deverão ser divulgados no primeiro semestre. Os cursos são promovidos na modalidade a distância, com encontros presenciais no Polo.


A infraestrutura oferecida pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é requisito decisivo na seleção do Polo pelas Universidades. Para mais informações consulte o site da UAB neste link

 

O que é

 

A UAB é um sistema instituído pelo Decreto Federal n° 5.800, de 8 de junho de 2006, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

 

A Universidade  propicia a articulação dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as instituições públicas de ensino superior, para a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade a distância.

 

Como funciona

 

A Capes articula qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso no polo de apoio presencial, mantido pelo município. Os cursos são gratuitos e financiados pelo governo federal e planejados pelas universidades. Um Polo, como o de Florianópolis, pode receber cursos de várias instituições públicas de ensino superior, inclusive de outros municípios e estados.