Secretaria Municipal de Educação

26/02/2015 - Educação
Educação: servidor recebe atenção fonoaudiológica
Campanha promove saúde vocal dos funcionários

foto/divulgação: Divulgação

Profissionais receberam garrafas squeezes.

Os servidores da rede municipal de ensino já podem marcar avaliações e triagens fonoaudiológicas. Como parte da Campanha de Saúde Vocal da Secretaria de Educação de Florianópolis, os profissionais recebem tratamento especializado através de uma parceria firmada em 2010 com o curso de fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Para marcar uma consulta, o profissional deverá entrar em contato com o Departamento de Saúde e Bem-Estar do Servidor (DESABES), pelo telefone (48) 2106-5905. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.

 

A campanha ocorre desde 2006, através do DESABES. A ação visa a conscientizar os servidores sobre os cuidados necessários com as cordas vocais, proporcionando atividades de orientação e prevenção para possíveis problemas.

 

Fazem parte da rede municipal de ensino seis mil profissionais ligados ao magistério e ao quadro civil. Eles são responsáveis pelo atendimento de mais de 30 mil alunos, entre crianças da educação infantil e alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

 

Para não sobrecarregar as cordas vocais, além de beber bastante líquido, o profissional deve ter uma alimentação saudável e evitar falar por muito tempo de forma intensa. Como parte da campanha, são distribuídas garrafas “squeezes”, além de panfletos informativos e cartazes. Também foram adquiridos para as escolas básicas amplificadores vocais, como microfones e caixas acústicas.

  

Dicas para a saúde da voz:

 

  • Beba água constantemente;
  • Evite gritar ou falar muito tempo de forma intensa;
  • Realize exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • No caso de problemas vocais procure a ajuda de um especialista.