Secretaria Municipal de Educação

23/06/2015 - Educação
Campeão de surfe visita alunos da rede
Escola Dilma Lúcia dos Santos recebe Fabio Gouveia nesta quarta

foto/divulgação: João Bracourt

Encontro com alunos ocorrerá às 14h.

As turmas de apoio pedagógico de Anos Finais da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul, irão receber uma visita ilustre nesta quarta-feira (24): o surfista profissional Fabio Gouveia. O paraibano de 46 anos foi campeão brasileiro e mundial de surfe amador, duas vezes campeão brasileiro de surfe profissional e campeão do WQS, a divisão de acesso à elite do surfe mundial, em uma época em que o esporte era pouco difundido e apoiado no Brasil.


O encontro ocorrerá a partir das 14 horas na unidade, localizada na rodovia SC-406, 6.050, na Armação do Pântano do Sul.

 

Morador do Rio Tavares, Fabio é um ícone do esporte e sua imagem está associada a valores como simplicidade, humildade, amizade e família. A visita do campeão deve-se ao projeto desenvolvido pela professora Juliana Cordeiro Maggessi junto aos adolescentes que frequentam o apoio pedagógico. A ideia de trabalhar a biografia deste atleta em sala de aula surgiu no diagnóstico inicial.


A professora reconheceu o interesse dos estudantes pelo surfe e os levou para assistir ao documentário Fabio Fabuloso, que conta a trajetória de Fabio Gouveia de maneira lúdica, poética e bem humorada. O filme, produzido em 2004 por Pedro Cesar, Ricardo Bocão e Antônio Ricardo, tem sua narrativa contada em forma de literatura de cordel – devido às raízes nordestinas de Fabio – a partir da fábula de um burrinho “sabido e curioso” que acompanhava o surfista em suas aventuras para praticar o esporte na juventude.

 

Uma autobiografia

 

Os exercícios propostos pela professora foram baseados no grande interesse que o documentário despertou nos estudantes. A partir de dois gêneros textuais diferentes – biografia e litertura de cordel – foi possível realizar diversas atividades de letramento: escrita e reescrita de passagens importantes da vida do atleta e, posteriormente, dos próprios estudantes, uma autobiografia.


Houve a transformação do texto narrativo em versos para a linguagem de cordel, pesquisa de rimas, confecção e ilustração de livretos de cordel. Os estudantes ainda realizaram leituras e pesquisas sobre a vida de Fabio Gouveia em revistas de surfe e sites especializados.

 

Autoestima em alta

 

O apoio pedagógico da unidade atende atualmente 45 alunos do 6º ao 9º ano, divididos em quatro turmas, que frequentam as aulas no contraturno escolar duas vezes por semana. O projeto foi considerado muito positivo pela professora, equipe pedagógica e direção da escola, e, sobretudo, pelos próprios jovens, que estiveram bastante envolvidos em todo o processo e estão na maior expectativa pela visita do ídolo do esporte.


Os resultados podem ser observados pela assiduidade dos estudantes, que costumam comparecer a todas as aulas. Além disso, houve reflexos na autoestima das turmas, devido à valorização dos seus conhecimentos, do estímulo à prática do esporte, e, especialmente, do aumento no interesse pela linguagem escrita.

 

O surfista

 

Conhecido como ícone do esporte no Brasil e no Mundo, Fábio Gouveia é um dos maiores responsáveis pela valorização do surfe no país. Começou no esporte aos 13 anos, em João Pessoa, no estado da Paraíba.

 

Em 1988, foi campeão mundial amador na ASP World Tour. Ao lado de Flávio Padaratz, passou a atuar integralmente na World Tour (WT). Com quatro vitórias, nos anos 1990 foi o brasileiro com mais vitórias na World Tour (WT).

 

Em 1998, foi campeão mundial no World Qualifying Series (WQS). Até 2009, era um dos três brasileiros com maior número de vitórias no WQS. Foram sete, ficando atrás somente de Neco Padaratz e Peterson Rosa.


galeria de imagens