Secretaria Municipal de Educação

24/06/2015 - Educação
Alunos se empolgam com visita de surfista
Fabio Gouveia conversou com estudantes da Escola Dilma Lúcia dos Santos

foto/divulgação: Gabriel Valentim

Fabio conversou sobre sua trajetória no surfe.

O surfista profissional Fabio Gouveia visitou as turmas de apoio pedagógico de anos finais do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul. Os alunos assistiram ao documentário “Fábio Fabuloso”, que retrata a vida do esportista e realizaram vários trabalhos referentes ao tema. No bate papo, Fabio contou diversos causos de sua trajetória no surfe. O paraibano de 46 anos foi campeão brasileiro e mundial de surfe amador, duas vezes campeão brasileiro de surfe profissional e campeão do WQS, a divisão de acesso à elite do surfe mundial, em uma época em que o esporte era pouco difundido e apoiado no Brasil.

 

O surfe já era sucesso entre os alunos, o que tornou a visita ainda mais interessante. Guilherme Souza (16), do 7º ano, conta que já pega onda há cerca de um ano e que não se arrepende de ter participado das atividades. “A professora insistiu e disse que ia ser legal. Eu vim e gostei bastante.” Já Augusto Ramos (14), do oitavo ano, é fã de surfe desde pequeno e gostou de ver o esporte sendo trabalhado em sala de aula. “Foi muito legal fazer as atividades sobre o surfe e ver todos os colegas se inteirando sobre o assunto.”

 

Carreira no surfe

 

Jonathan Viquetti, do sétimo ano, surfa desde os cinco anos e já competiu em campeonatos da região. O estudante de 13 anos pretende seguir a carreira no esporte. “Eu já era fã do Fabio e foi demais poder conhecer ele”, conta.

 

Fabio respondeu diversas perguntas dos alunos e falou sobre sua trajetória no surfe. Segundo ele, foi gratificante descobrir que o documentário sobre sua vida estava sendo trabalhado na escola. “É uma honra ver a minha história servindo de tema para um projeto tão legal como esse e servindo de inspiração para essa garotada. Grandes nomes do surfe podem sair daqui de dentro.”, afirmou.

 

Ele também deixou a dica para quem quer se tornar esportista profissional: “Mantendo o foco, todo mundo pode chegar lá. Tudo isso sem deixar o estudo de lado.”

 

A visita do campeão deve-se ao projeto desenvolvido pela professora Juliana Cordeiro Maggessi junto aos adolescentes que frequentam o apoio pedagógico. A professora reconheceu o interesse dos estudantes pelo surfe e levou para a turma assistir o documentário Fabio Fabuloso, que conta a trajetória de Fabio de maneira lúdica, poética e bem humorada. O filme, produzido em 2004 por Pedro Cesar, Ricardo Bocão e Antônio Ricardo, tem sua narrativa contada em forma de literatura de cordel – devido às raízes nordestinas de Fabio – a partir da fábula de um burrinho “sabido e curioso” que acompanhava o surfista em suas aventuras para praticar o esporte na juventude.

 

Uma autobiografia

 

Os exercícios propostos pela professora foram baseados no grande interesse que o documentário despertou nos estudantes. A partir de dois gêneros textuais diferentes – biografia e litertura de cordel – foi possível realizar diversas atividades de letramento: escrita e reescrita de passagens importantes da vida do atleta e, posteriormente, dos próprios estudantes, uma autobiografia. Houve a transformação do texto narrativo em versos para a linguagem de cordel, pesquisa de rimas, confecção e ilustração de livretos de cordel. Os estudantes ainda realizaram leituras e pesquisas sobre a vida de Fabio Gouveia em revistas de surfe e sites especializados.

 

Autoestima em alta

 

O apoio pedagógico da unidade atende atualmente 45 alunos de 6o a 9o ano, divididos em quatro turmas, que frequentam as aulas no contraturno escolar duas vezes por semana. O projeto foi considerado muito positivo pela professora, equipe pedagógica e direção da escola, e, sobretudo, pelos próprios jovens, que estiveram bastante envolvidos em todo o processo e estão na maior expectativa pela visita do ídolo do esporte. Os resultados podem ser observados pela assiduidade dos estudantes, que costumam comparecer a todas as aulas. Além disso, houve reflexos na autoestima das turmas, devido à valorização dos seus conhecimentos, do estímulo à prática do esporte, e, especialmente, do aumento no interesse pela linguagem escrita.

 

O surfista

 

Conhecido como ícone do esporte no Brasil e no Mundo, Fábio Gouveia é um dos maiores responsáveis pela valorização do surf no país. Começou no esporte aos 13 anos, em João Pessoa, no estado da Paraíba.

Em 1988 foi campeão mundial amador na ASP World Tour. Ao lado de Flávio Padaratz, passou a atuar integralmente na World Tour (WT). Com quatro vitórias, nos anos 1990 foi o brasileiro com mais vitórias na World Tour (WT).

Em 1998, foi campeão mundial no World Qualifying Series (WQS). Até 2009, era um dos três brasileiros com maior número de vitórias no WQS. Foram sete, ficando atrás somente de Neco Padaratz e Peterson Rosa.


galeria de imagens