Secretaria Municipal de Educação

16/07/2015 - Educação
Costa da Lagoa recebe escola toda reformada
Na unidade trabalham profissionais como Nailde, que percorria 63 quilômetros para dar aulas em Florianópolis

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

É a primeira reforma geral da escola

Já se passaram 20 anos desde que Nailde Maria Marques começou a trabalhar na Escola Municipal e Núcleo de Educação Infantil Costa da Lagoa.

 

Durante o primeiro ano, 1995, Nailde, moradora do município de Governador Celso Ramos, acordava às 4 horas da madrugada, organizava a casa e o material necessário para percorrer os 63 km até a unidade, em Florianópolis.

 

Na Escola, desempenhava o papel de professora. Durante todos os dias daquele ano o meio de transporte utilizado era um barco, o que é muito comum para os moradores da localidade. Apaixonada pelas crianças e pelo lugar, decidiu mudar para a comunidade no ano seguinte.

 

Durantes dez anos, trabalhou com as turmas da primeira à quarta série. Hoje exerce o papel no apoio pedagógico. Ajuda e auxilia crianças que possuem dificuldades em algumas disciplinas. Também trabalha com a oficina de artes e horta, além de participar dos projetos relacionados ao folclore e às danças típicas, como Boi de Mamão e Terno de Reis.

 

“Aprendi a gostar e a respeitar essa região, que é tão diferenciada. As pessoas daqui são como uma família e participam incansavelmente das atividades escolares. É importante para nós valorizarmos e transmitirmos para as crianças a riqueza dessa herança cultural”, diz Nailde.

 

Juntamente com outras 19 profissionais da Educação, Nailde participou nesta quinta-feira da inauguração da reforma geral do estabelecimento de ensino. Responsável por 31 alunos de 1º ao 4º ano, a unidade atende igualmente 30 crianças do Núcleo de Educação Infantil, vinculado à escola.

 

A maioria das crianças beneficiadas é da Costa da Lagoa. Mas há ainda alunos do Itacorubi, Rio Vermelho e Barra da Lagoa.

 

Aproximadamente 1.500 pessoas vivem na Costa, colonizada por açorianos e que guarda esses traços por intermédio da gastronomia típica, pesca artesanal e renda de bilro.

 

 

Reforma geral

 

A Escola Desdobrada Costa da Lagoa passou por algumas reparações desde a sua fundação, em 1969. No entanto, nessa quinta-feira a Prefeitura entregou a primeira reforma geral da unidade.

 

Para Nailde Maria, o novo espaço proporciona a melhora da aplicação das atividades realizadas em sala. “É só olhar para os olhos dos pais e das demais pessoas da comunidade para ver o quanto a melhoria do espaço é importante para todos”, afirma.

 

A unidade contou com a substituição de todo o telhado, revisão da rede elétrica, instalação das calhas, ampliação do banheiro e da secretaria, drenagem pluvial e pintura geral. A cozinha, o depósito de alimentos e a lavanderia foram reformados. A área externa também ganhou uma atenção especial e foi revitalizada. Foram investidos R$ 358 mil.

O secretário de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, representou o prefeito Cesar Souza Junior na solenidade. Agradeceu a compreensão dos alunos e pais durante a reforma e comentou a importância das novas instalações para a comunidade escolar.

 

“É preciso priorizar um melhor ensino para as crianças e valorizar os professores. Faremos os possível e o impossível para proporcionar uma educação cada vez mais de qualidade para todos”, disse.


galeria de imagens