Secretaria Municipal de Educação

21/07/2015 - Educação
Passarela Nego Quirido vai receber aulas
No local, vai funcionar Centro de Inovação de Educação Básica

foto/divulgação: Mauro Vaz/PMF

Fora do período de Carnaval, atividades educativas

A passarela do samba Nego Quirido deve sediar, fora do período em que é utilizada como palco para os desfiles das escolas de samba, um Centro de Inovação de Educação Básica (CIEB), a exemplo do Norte da Ilha, que terá também um setor para atender crianças e adolescentes no contraturno escolar, segundo projeto da Secretaria Municipal de Educação. Os centros estão dentro do projeto de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a educação na Capital,

 

Fora do período de Carnaval, o CIEB da região central receberá mil alunos da rede municipal de ensino. A Prefeitura está fazendo uma análise do terreno e da estrutura onde está situada a passarela Nego Quirido para, em seguida, iniciar o projeto de construção. A equipe do BID está acompanhando essa análise. 

 

Cada Centro de Inovação de Educação Básica irá oferecer atividades de reforço escolar, artístico-culturais, científicas e esportivas. Contará também com salas de aula, laboratórios de informática, cinema, auditório, quadras esportivas, biblioteca, laboratório de comunicação, laboratório de ciência e tecnologia. Parte da estrutura existente hoje na passarela pode ser aproveitada ou descartada.

 

O CIEB do Norte da Ilha será construído em uma área do Sapiens Park, em Canasvieiras.

 

Passarela esportiva 

 

Outra iniciativa municipal deve aproveitar o equipamento ocioso da passarela do samba: a partir de agosto, a Nego Quirido vai abrigar o projeto Passarela Esportiva, que visa a beneficiar crianças e adolescentes, na faixa de 10 a 14 anos, da rede pública de ensino e da comunidade em geral.

 

Desenvolvido pela Fundação Municipal de Esportes, o projeto nasceu a partir da necessidade de incentivar as atividades físico-desportivas, entendidas como atividades naturais de movimento, visto que são elementos básicos para a educação das pessoas, e possuem funções altamente pedagógicas, que podem incidir no desenvolvimento equilibrado e harmônico do ser humano.

 

Inicialmente serão ministradas aulas de basquete e ciclismo, às terças e quintas-feiras, no horário das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas. Dois professores irão ministrar as aulas deste projeto, inicialmente. Em 2016, a previsão é de que outras modalidades esportivas, preferencialmente olímpicas, sejam englobadas pelo projeto.