Secretaria Municipal de Educação

20/08/2015 - Educação
UAB comemora formatura de 60 acadêmicos
Universitários são da primeira turma de Pedagogia com parceria da UDESC

foto/divulgação: Polo UAB

Sessenta acadêmicos se formaram.

Nesta semana o Polo UAB Florianópolis comemorou a formação de mais três turmas do curso de pedagogia, a primeira em conjunto com a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Ao todo, 60 acadêmicos colaram grau e se juntam aos 1.990 alunos que já passaram por este processo do polo em união com as instituições de ensino.

 

O curso de Pedagogia na modalidade Educação a Distância tem duração de quatro anos, com carga de 3400 horas. É voltado prioritariamente para a formação em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase no uso das tecnologias da informação e comunicação.

 

Desde o começo do polo 31 cursos já foram concluídos. Há 12 formações, incluindo graduação e pós-graduação, em andamento. O Polo UAB da Capital possui parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Fundação Oswaldo Cruz (FIO Cruz), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

 

São oferecidos os cursos de graduação na área de Administração Pública e Pedagogia. Já na pós-graduação os interessados podem se inscrever nas áreas de: Gestão Pública, Gestão de Bibliotecas Escolares, Gestão Educacional, Informática Instrumental Aplicada a Educação e Ensino de Ciências.

 

Também é ofertada a formação em Avaliação de Processo de Mudanças, Gênero e Diversidade na Escola, Educação – Pobreza e Desigualdade, Informática em Saúde, Ativação de Processos de Mudança e Educação para a Diversidade.

 

Ensino a distância

 

A UAB Florianópolis foi criada em outubro de 2008, tendo sua primeira turma em março do ano seguinte. Os cursos são gratuitos, financiados pelo governo federal e planejados pelas universidades. Um polo como o da Capital pode receber cursos de várias instituições públicas de ensino superior, inclusive de outros municípios e estados.

 

A Universidade propicia a articulação dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as instituições públicas de ensino superior, para a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade a distância. A infraestrutura oferecida pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é requisito decisivo na seleção do Polo pelas universidades.

 

A Universidade Aberta do Brasil Florianópolis (UAB) é um sistema instituído pelo Decreto Federal n° 5.800, de 8 de junho de 2006, vinculado em nível nacional à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.


galeria de imagens