Secretaria Municipal de Educação

20/08/2015 - Educação
Intoxicação é aula final de curso de emergências
Profissionais da rede municipal de ensino visitam Centro de Informação Toxicológica

foto/divulgação: SME

Mais de 2.400 profissionais passaram pela formação.

Profissionais da rede municipal de ensino de Florianópolis concluíram a formação de Prevenção e Atendimento Emergenciais com uma visita ao Centro de Informação Toxicológica (CIT) da Universidade Federal de Santa Catarina. Em palestra, receberam orientações de biólogos, médicos e farmacêuticos sobre como prevenir e agir em emergências relacionadas a intoxicações e contatos com animais peçonhentos.

 

Na mesma ocasião, os participantes do curso foram ao Parque Municipal Ambiental da Lagoa do Peri. Lá, continuaram sua capacitação sobre como prevenir e agir em emergências pediátricas, uso correto de extintores e os riscos enfrentados por crianças e adultos no meio aquático.

 

A formação

 

Além da temática de Prevenção e Primeiros Socorros, os servidores realizaram visitas aos quartéis do Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Central de Emergências, onde tiveram orientações com oficiais e praças policiais e bombeiros militares. Lá, foram orientados sobre o acionamento dos números de emergência da Policia Militar (190), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU (192)e Corpo de Bombeiros (193).

 

De acordo com o responsável pela formação, Professor Charles Schnorr, este tipo de integração com as agências de emergência e com o ambiente acadêmico engrandecem e reforçam a segurança dos profissionais de educação nas ações de prevenção. Oferecem ainda mais segurança para que os educadores atuem de forma mais eficaz em suas unidades, tornando-se multiplicadores na comunidade escolar dos conceitos de prevenção construídos durante a formação. Mais de 2.400 profissionais já participaram do curso.

 

A próxima formação está prevista para setembro. A previsão para início das inscrições é para o dia 24 de agosto, no site da prefeitura. Formações descentralizadas continuam ocorrendo de acordo com a solicitação das unidades educativas. Maiores informações podem ser obtidas no telefone da Gerência de Programas Suplementares (GEPROS): 2106 5916.

 

CIT

 

O Centro de Informação Toxicológica, que é apontado academicamente como destaque no cenário de atendimentos e orientações em emergências, é uma unidade pública dereferência no Estado de Santa Catarina na área de Toxicologia Clínica.É voltada para a disposição de informações para o diagnóstico e tratamento de intoxicações e envenenamentos. Mantém um serviço de plantão 24 horas para informações específicas em caráter de urgência aos profissionais de saúde, principalmente médicos da rede hospitalar e ambulatorial e de caráter educativo/preventivo à população em geral. O plantão ocorre no próprio Hospital Universitário ou através de ligação gratuita pelo telefone 0800 643 5252.


galeria de imagens