'> Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação

03/05/2016 - Educação
Gêmeos: uma é acanhada, a outra é extrovertida
A série 'Os seis pares de gêmeos da rede' continua com a história de Letícia e Eduarda

foto/divulgação: Petra Mafalda

Gêmeas, Lele e Duda, frequentam o NEI Otília Cruz

As gêmeas Letícia e Eduarda, de dois anos, são um dos seis pares de gêmeos que frequentam o Núcleo Municipal de Educação Infantil Otília Cruz, na Coloninha. As pequenas de olhos atentos a tudo são filhas de Simiana dos Santos. Estão sob os cuidados das professoras Danielli e Jaque, que têm ainda na turma mais um casal de gêmeos.

 

Letícia é a mais acanhada e Eduarda é mais extrovertida e participativa, menos envergonhada. A semelhança física entre as duas é grande, e o reconhecimento ocorre através da tornozeleira que Eduarda sempre usa. “Nós precisamos olhar no pé delas pra ver qual é qual. Os colegas, não. Não sei como, mas eles sabem certinho quando falam com a Letícia e quando falam com a Eduarda”, diz a auxiliar de sala Jaqueline.

 

Mesmo com a semelhança, as professoras sempre procuram trabalhar a identidade das duas. “Não é por serem gêmeas que tudo tem que ser igual. A Letícia é a Letícia e a Eduarda é a Eduarda. Mostramos isso para elas e também para o restante da turma”, diz a professora Danielli.

Não é a primeira vez que Danielli trabalha com gêmeos. Além de Lelê e Duda, como são chamadas pelos colegas, a professora atende na mesma turma Giovanna e Guilherme. No ano passado, atendeu Gian e Giovani na Creche Municipal Chico Mendes.

 

Dependendo da situação, é importante não separar os pequenos de turma. No caso do antigo local de trabalho, porém, ela relata que as crianças estavam com cinco anos e muitas vezes entravam em brigas para defender um ao outro. Por isso, antes de sair da unidade, deixou como sugestão que, neste ano, os dois estivessem em turmas diferentes.

 

Com Letícia e Eduarda e Giovanna e Guilherme, explica que a separação é desnecessária. Todos estão com dois anos e, segundo ela, a experiência será mais proveitosa com eles passando por isso juntos.

 

Outro par de gêmeos da unidade é Júlia e Bruna. A história das duas estará nesta quarta-feira (4) na página da Secretaria de Educação de Florianópolis, dando seguimento à série 'Os seis pares de gêmeos da rede'.