'> Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação

04/05/2016 - Educação
Gêmeos: Ju e Bruna, idênticas em quase tudo
Acompanhe a terceira história da série 'Os seis pares de gêmeos da rede'

foto/divulgação: Gabriel Valentim

Julia e Bruna, gêmeas idênticas, frequentam o NEI Otília Cruz

Roberta e Luciano tinham completado nove anos de casados e estavam satisfeitos com a vida a dois. Entretanto, sentiam que ainda faltava alguma coisa para completar o amor de ambos. O sonho da chegada do primeiro filho foi inevitável, e em maio de 2013 descobriram que seriam pais. Só não desconfiavam, nem por um momento, que seria de um par de gêmeos.

 

Foi na tarde do dia 26 de novembro daquele mesmo ano que Roberta deu à luz primeiramente a Julia. Bruna nasceu uma hora depois. As duas dividiam a mesma placenta, porém cada uma estava envolvida por um saco amniótico, ou bolsa d’água. A bolsa da Bruna demorou mais para romper. O parto das meninas foi normal e aconteceu no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

Hoje, dois anos depois, as irmãs frequentam o Núcleo Municipal de Educação Infantil Otília Cruz. A rotina da família começa cedo, às 7 horas da manhã. O casal possui um estabelecimento comercial e precisa trabalhar o dia todo; por isso, as meninas ficam na unidade em tempo integral.

 

Apesar de terem os traços muito semelhantes, algumas características as diferenciam. A mãe conta que, além dos brincos que ajudam a diferenciá-las, as características pessoais das duas são bem distintas. “A Julia é muito apegada com as pessoas. Ela adora andar de mãos dadas, dar beijos e abraçar. Já a Bruna é mais observadora, independente”.

 

Gêmeos: tradição de família

 

Roberta viu se repetir algo comum em sua família. Ela mesma possui uma irmã gêmea idêntica, a Renata. Também são gêmeas as irmãs dela, Aline e Alessandra.

Apesar desse histórico, ela nunca imaginou que poderia ser mãe de uma única vez de duas meninas. “Isso não passou pela minha cabeça. Minhas irmãs também já são mães, só que nenhuma delas teve gêmeos, apenas eu.”

Com grande carinho, ela recorda do momento que descobriu a gestação em dose dupla. “Eu estava no quinto mês. Resolvi fazer uma ultrassom particular porque pelo SUS iria demorar muito. Então, fui até a Clínica Santa Helena com a minha irmã Ângela. O doutor Roberto me deu a notícia.”

 

O médico mediu um dos bebês, mas depois começou a passear pela barriga dela e encontrou uma segunda criança. “O doutor disse: parabéns mamãe, são dois! Foi uma mistura de surpresa e emoção”, recorda Roberta. No mesmo dia, ao sair da Clínica ela ligou para o marido que também levou um susto, mas que não escondeu a felicidade.

 

'Com a chegada delas, eu aprendi a pedir ajuda'

 

É com a tentativa de disfarçar a emoção que Roberta comenta sobre o apoio que recebeu da mãe, dona Neli. "Minha mãe esteve comigo em todos os momentos. Do início ao fim. E depois do nascimento das meninas, ela foi essencial na minha vida. Tive que abrir mão do meu orgulho e pedir ajuda pra minha família, porque sozinha não iria conseguir”, confessa.

Para Roberta, ter uma irmã gêmea foi de grande ajuda na hora de cuidar e educar as próprias filhas. “Sei como eu e minha irmã não gostávamos de ser comparadas, nem de usar as mesmas coisas”, diz.

 

A mãe da Julia e da Bruna acredita que elas não devam se vestir igual, nem toda hora fazer as mesmas coisas juntas. “Minhas filhas são muito semelhantes, mas sempre vou defender que sejam vistas de formas diferentes. Pra mim, são duas pessoas que merecem ser notadas individualmente. Sem sofrer com qualquer tipo de comparação”.

Em casa, elas gostam de ficar cada qual no seu canto. Enquanto uma desenha, a outra brinca de boneca. “Preferem ficar no próprio mundinho”. Na sala de aula, a individualidade se repete, conta Maria Aparecida, professora da Ju e da Bruna. “Elas gostam de brincar sozinhas, cada qual do seu jeito.”

Em uma sala vizinha na unidade, estão Giovanna e Guilherme. Mesmo sendo gêmeos, vieram ao mundo de formas diferentes. Ele, de parto normal, e ela, de cesárea. A série “Os seis pares de gêmeos da rede” continua amanhã, com a história dos dois.