Secretaria Municipal de Educação

23/06/2016 - Educação
Fonoaudióloga atua na promoção da saúde vocal
Tatiane Moraes Garcez visitou profissionais da Creche Irmão Celso

foto/divulgação: SME

Fonoaudióloga Tatiane Moraes Garcez e profissionais da unidade

A fonoaudióloga Tatiane Moraes Garcez, do Departamento de Gestão Ocupacional e Avaliação de Desempenho – DEGOA-, setor ligado à Secretaria Municipal de Educação, esteve na Creche Irmão Celso para um encontro teórico-prático sobre Saúde Vocal.

As visitas às unidades tem o objetivo de auxiliar os servidores para o autocuidado e, por conseguinte, promover saúde e bem-estar no exercício profissional.

Os servidores da Creche irmão Celso, localizada na Agronômica, tiveram a oportunidade de sanar dúvidas, esclarecer crenças e mitos sobre a voz e participaram de dinâmicas para percepção dos fatores ambientais que influenciam na qualidade vocal.

Os agendamentos para que a fonoaudióloga participe de reuniões pedagógicas em escolas, creches, núcleos de educação infantil e núcleos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), podem ser feitos pelos telefones 3212-0905 e 3212-0928. Ou pelo e-mail: degoa@sme.pmf.sc.gov.br.

 

Fique atento

Alguns dos sintomas de um possível problema vocal são falhas durante a fala, ardência na região do pescoço e tosses e pigarros constantes.

 

Para não sobrecarregar as cordas vocais, além de beber bastante líquido, a orientação é que o profissional tenha uma alimentação saudável e evite falar por muito tempo de forma intensa.

 

Dicas para a saúde da voz

 

- Beba água constantemente

- Evite gritar ou falar muito tempo de forma intensa

- Realize exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal

- Tenha uma alimentação saudável

- No caso de problemas vocais, procure a ajuda de um especialista