'> Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação

14/09/2016 - Educação
Alunos de creche conhecem a renda de bilro
Ação faz parte do projeto 'Pequenos Exploradores da Ilha da Magia'

foto/divulgação: SME

O projeto busca incentivar que incentiva o contato da garotada com a influência açoriana na Capital

Chegou a vez de os pequenos exploradores da Creche Municipal Francisca Idalina Lopes, no Morro das Pedras, conhecerem a renda de bilro, artesanato típico de origem portuguesa que chegou ao Brasil em meados do século XV.

 

O grupo, com crianças de 5 e 6 anos, recebeu a visita de duas mestras na 'arte de rendar': Alvani Laureano Gonçalves, 71 anos, moradora do Rio Tavares e ex-funcionária da unidade, e Celina Vieira da Costa, 68 anos, moradora do Pântano do Sul.

 

As duas mostraram na prática todo o amor e habilidade que possuem na renda de bilro, que é o trabalho formado pelo cruzamento de fios têxteis.

 

O encontro, promovido pelas professoras Fabiana Moreira, Valéria Pereira, Fabiana Costa e Deise Falconi, faz parte do projeto 'Pequenos Exploradores da Ilha da Magia', que incentiva o contato da garotada com a influência açoriana na Capital.

 

Os pequenos já participaram de outras saídas, conheceram a ponte Hercílio Luz, visitaram a Lagoa do Peri, o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha e passearam em um carro de boi.


galeria de imagens