Secretaria Municipal de Educação

27/11/2016 - Educação
Eleitos novos diretores de escolas da rede municipal
Profissionais da Educação, familiares e alunos apontaram os novos dirigentes para três anos

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

família unida: Savana, Thiago e Manuela

Ana Paula fez questão de votar para eleição de diretores escolares da rede municipal de ensino de Florianópolis. Ela possui na Creche Maria Barreiros, na Coloninha, Sofia, de 6 anos.

 

“É importante a gente votar, porque todos nós somos responsáveis pela unidade escolar onde estão os nossos filhos. E temos o direito e dever de apontarmos quem vai comandar a unidade pelos próximos anos três anos”.

 

Savana Silva Sumar, esposa de Thiago, também expressou a opinião do casal na urna da Creche Maria Barreiros. Mãe de Manuela, 5 anos, Savana disse que nada mais do que justo os familiares votarem , uma vez que estão sempre no ambiente escolar durante o ano inteiro.

 

“No momento de escolher o novo diretor da instituição, temos a obrigação de estarmos presentes”.

 

Na Creche, que congrega 96 crianças, a direção foi disputada por três candidatas. Janaína da Silva João foi reconduzida ao cargo.

 

Os novos diretores escolares da rede municipal de ensino de Florianópolis foram eleitos neste sábado. Profissionais da Educação, familiares e alunos, do quinto ao nono ano, apontaram os dirigentes que ficarão no posto de janeiro de 2017 a janeiro de 2020.

 

No dia 5 de dezembro, serão homologados os nomes dos vencedores. As datas de segunda (28) e terça-feira (29) são reservadas para a entrada de recurso de contestação de resultado.

 

Divisão de responsabilidades

 

Para o secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, o voto direto nas escolas legítima o processo democrático. “Os eleitos assumem mais responsabilidades perante  a comunidade e as famílias ficam mais incentivadas para monitorarem os eleitos”.

 

Pinto da Luz lembrou que as eleições são também saudáveis para os alunos, de 10 a 14 anos, que podem participar ativamente da vida da escola por intermédio do voto. ”É um ato de educação para a cidadania plena”.

 

 

Houve eleição em 105 unidades educativas. Em cinco delas, a disputa foi acirrada, com três candidatos disputando o cargo. A situação ocorreu na Creche Bem-Te- Vi (Centro), Creche Lausimar Maria Laus (Rio Vermelho), Creche Maria Barreiros (Coloninha), Creche Mateus de Barros (Monte Cristo) e Núcleo de Educação Infantil Ingleses (Ingleses).

 

Indicação de diretores

 

Em 11 unidades não aconteceu o pleito. Sendo assim, os diretores serão indicados pela Prefeitura. Em 10 casos, não houve candidatos. No Núcleo de Educação Infantil Sol Nascente não haverá eleição por tratar-se de uma nova unidade da rede que funcionará a partir do ano que vem.

 

Em quatro estabelecimentos de ensino, não houve quórum para validar o processo, que deveria ser de 33% por segmento. Nesta situação também os   diretores serão apontados  pela administração municipal. São elas a Creche Anna Spyrios Dimatos (Tapera) e as escolas Osmar Cunha (Canasvieiras),  Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus) e Almirante Carvalhal (Coqueiros).

 

 

A rede é composta por 80 unidades de educação infantil e 36 escolas de ensino fundamental. Atualmente, há mais de 30 mil estudantes.

 

 

Democracia perpetuada por gerações

 

O processo de eleição direta para diretor ocorre desde 1986. Em um primeiro momento, só havia eleição em escolas básicas (1ª série à 8ª série).

 

A partir de 1994, o processo foi ampliado para todas as unidades, contemplando também as escolas desdobradas (atualmente 1º ano ao 5º ano), bem como para as creches e os núcleos de educação infantil.


galeria de imagens