Secretaria Municipal de Educação

30/11/2016 - Educação
Janete Elenice e Maria Aparecida são Nota 10
Trabalho da dupla da EJA abordou discriminação, racismo e exploração

foto/divulgação: sme

Janete Elenice é coordenadora da EJA Sul I

Quem somos nós? Esse questionamento foi a largada para o desenvolvimento do projeto “A pesquisa e a leitura como princípios educativos no primeiro segmento”, do núcleo de Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA Sul I, da Costeira do Pirajubaé.

 

Por essa pergunta, 15 estudantes, em alfabetização, criaram as suas , que se concentraram em exploração no trabalho, racismo, desigualdade social, preconceito e discriminação.

 

 

Surgiram, então, as indagações: “Por que a mulher negra ganha menos que a mulher branca na mesma função?” “Por que somos explorados no trabalho?” “O que é ser trabalhador?” “Por que os jovens acham que os idosos não podem estudar?”

 

Desta forma, com diversas atividades foram aperfeiçoadas as habilidades de letramento e o senso crítico da turma.

 

Dentre as várias atividades propostas os alunos produziram entrevista, cartazes, debates, vídeos com depoimentos sobre o trabalho, cenas teatrais e uma letra de samba- que foi musicada.

 

Também montaram uma mostra com 17 fotografias que foram expostas no 3º Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAEEJA), que ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

O projeto foi executado pela professora Maria Aparecida e pela coordenadora do núcleo da EJA, Janete Elenice, e com a participação de professores do segundo segmento, profissionais que ministram aulas para os que estão concluindo o ensino fundamental. Jacqueline Camila Abreu, professora de artes, auxiliou a dupla na direção de cenas para os cliques da mostra fotográfica.

 

O projeto está entre os cinco trabalhos escolhidos para receber o Professor Nota 10, prêmio instituído pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Câmara de Vereadores. A solenidade de condecoração será realizada no dia 12 de dezembro, uma segunda-feira, às 16h, na sede do legislativo municipal.


galeria de imagens