Secretaria Municipal de Educação

09/01/2017 - Educação
Prefeitura dá início a projeto Verão Educador na cidade
Meta é combater Aedes Aegypti, doenças de pele e outros riscos da temporada

foto/divulgação: SME

Projeto vai contemplar 20 unidades

Orientar e prestar esclarecimentos sobre dengue, zica vírus, chicungunya e infecções na pele em geral. Esses são alguns dos objetivos do Verão Educador, projeto que será desenvolvido pela Prefeitura de Florianópolis a partir desta terça-feira (10/01), dentro do programa municipal Creche de Verão. 

 

O projeto irá iniciar às 9 horas da manhã pela  Creche Celso Ramos, na Prainha, e às 10h15 será executado na Creche Jardim Atlântico, região continental. Às 14h30, será a vez do Núcleo de Educação Infantil Gentil Mathias, em Ingleses, receber as ações.

 

Um total de  20 unidades integram o Creche de Verão, que se estenderá até 27 de janeiro. 

 

O projeto é coordenado pela Secretaria de Educação, Defesa Civil e Vigilância Sanitária. Os setores irão ministrar para a criançada e professores palestras e oficinas de como evitar e agir frente a uma série de riscos.

 

Para qualquer idade

 

As temperaturas elevadas exigem cuidados especiais. Nessa época do ano aumenta a incidência  de micoses, insolação, desidratação e das temidas doenças provocadas pelo mosquito aedes aegypti.

 

“Crianças e idosos são os que mais sofrem com essas alterações, assim, a prevenção é importante para qualquer idade”, ressalta o secretário de Educação Mauricio Pereira.

 

Também existem os riscos ambientais, como raios, tempestades, chuvas de verão e  vendavais.

 

Haverá dicas em favor de uma boa alimentação, adianta o professor Charles Schnorr.  Cada pessoa deve se hidratar antes, durante e após as atividades físicas, preferencialmente com água.

 

 

“Quando a atividade física se prolonga por mais de uma hora e ocorre perda substancial de líquido, a recomendação é que se faça reposição de água e também dos sais minerais perdidos”, salienta.

 

Além do consumo de frutas, bem lavadas, é recomendado o consumo de sucos naturais e água de coco, que são algumas boas opções para a reposição dos sais minerais.

 

 

Aproveitar o sol da melhor maneira

 

O sol, além de embelezar os dias e corpos, ajuda a espantar a depressão e é indispensável para a pele sintetizar a vitamina D presente em alguns alimentos. Mas, relembra o secretário de Educação, Mauricio Pereira, deve ser recebido com muito cuidado e consciência.

 

 

 Essas vantagens ocorrem principalmente se os raios solares forem aproveitados em horário apropriado e o mais importante, com a proteção necessária, bonés, protetores e muita hidratação.

 

 

 

 

PRIMEIRA SEMANA

 

Unidade Educativa

Localização

Data

Horário

Creche Celso Ramos Rua Silva Jardim nº: 870 - Prainha

 

 

Centro

10/01

9h

Creche Jardim Atlântico

Rua Irmã Bonavita, esquina Rua Rogério Vieira

 

 

Continente

10/01

10h15

NEI Gentil Matias

Rua Dom João Becker, 988  

 

 

Ingleses

10/01

14h30

NEI Nagib Jabor

Rua Professor Clementino de Brito nº: 570 - Estreito

 

 

Continente

12/01

9h

Creche Joaquina Maria  Peres

Rua Amaro Antônio Vieira nº: 2095 - Itacorubi

 

  Itacorubi

12/01

10h30

Creche Clair Gruber Souza

Rua Manoel Mancellos Moura nº: 171

Canasvieiras

12/01

14h30