Secretaria Municipal de Educação

16/03/2017 - Educação
Prefeitura realiza ações para promover saúde vocal dos servidores da educação
Equipe do Departamento de Gestão Ocupacional e Avaliação de Desempenho possui fonoaudióloga para orientação dos trabalhadores

foto/divulgação: SME

Fonoaudióloga em orientação de servidores da educação

A Prefeitura Municipal de Florianópolis é uma das pioneiras no Estado em preocupar-se com a necessidade de ter um servidor fonoaudiólogo dentro da Secretaria de Educação, com atuação voltada para o planejamento e realização de ações de promoção de saúde dos servidores.

 

A fonoaudióloga Tatiane Moraes Garcez integra a equipe do Departamento de Gestão Ocupacional e Avaliação de Desempenho (DEGOA) com este objetivo.

 

O principal eixo de trabalho é a Saúde Vocal, com propostas para todos os profissionais da educação, tendo em vista que a categoria está exposta a demandas vocais intensas.

 

As principais queixas relacionadas ao abuso vocal são irritabilidade na região da garganta, rouquidão, cansaço ou esforço ao falar, pigarro, voz fraca, oscilações e desaparecimento da voz.

 

Estes sintomas, quando não tratados, podem dar origem a perturbações na qualidade vocal causadas por uso inadequado ou excessivo da voz.

 

Muitas vezes o tratamento pode ser longo. Além disso, podem resultar em licenças de saúde, afastamentos e readaptações no trabalho.

 

Buscando promover a saúde vocal dos servidores, são realizadas ações como formações, participação em reuniões pedagógicas, acompanhamento nas unidades educativas, orientações sobre o uso de amplificadores vocais e infraestrutura, ações sobre voz e tabagismo, encaminhamento para triagem e triagem fonoaudiológica.

 

Também há acompanhamento dos servidores readaptados e afastados por alterações vocais.

 

Por intermédio de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, o servidor que apresenta algum tipo de desconforto vocal ou que deseja aprimorar sua voz pode ser encaminhado para a Clínica Escola do Curso de Fonoaudiologia, para tratamento com professores e acadêmicos.