Secretaria Municipal de Educação

21/03/2017 - Educação
NEI Colônia Z11 usa tainha e rendeira em dança de boi de mamão
Apresentações folclóricas acontecem a cada 15 dias na unidade

foto/divulgação: Tarcísio da Silva

Unidade inova nas apresentações com a figura da rendeira

As crianças do Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEI) Colônia Z11 acompanham, e muitas vezes participam, de apresentações de boi de mamão. Sentados no chão da sala de atendimento, ou no hall da unidade, as turminhas assistem atentas e encantadas enquanto a bernúncia, a rendeira, uma tainha e o boi dançam.

 

A atividade faz parte de um projeto coletivo do NEI criado há quase 20 anos, que tem como objetivo aproximar as novas gerações da cultura e do folclore da cidade.

 

“Nós tentamos pelo menos uma vez a cada 15 dias trazer o boi para o NEI”, conta a professora e coordenadora do projeto, Marilene Archer. Ela relata que cada núcleo de educação ou creche tem uma particularidade em suas apresentações, conforme a cultura do bairro onde está localizado.

 

No caso do NEI Colônia Z11, da Barra da Lagoa, uma comunidade pesqueira, além do boi, do vaqueiro, da bernúncia e de outros animais, as performances contam com uma rendeira e até uma tainha.

 

Essa tainha foi criada e confeccionada pelo professor Tarcísio da Silva, e desde então vem agraciando os alunos com a presença em todas as apresentações. Já a rendeira, baseada em uma das mais tradicionais atividades da Ilha, foi acrescentada até na música que embala as danças.

 

Quem incorpora os personagens folclóricos são as próprias professoras, funcionárias e crianças do NEI.

 

Desde o berço


Marilene destaca que o núcleo procura incentivar a cultura desde cedo: “Nós recebemos crianças de quatro meses a seis anos no NEI e desde novinhas elas têm o boi dentro de sala de aula”.

 

Os espetáculos podem ocorrer de várias formas: com as crianças apresentando para os adultos, com os adultos dançando para as crianças, ou até com as famílias entrando na brincadeira. “Nós não temos uma divisão, do tipo ‘agora são os adultos, agora são as crianças’. Se a criança quiser se fantasiar, ela pode”, a professora acrescenta.

 

A próxima apresentação já está marcada para daqui a duas semanas. Como no NEI há aulas pela manhã e à tarde, as apresentações serão feitas em ambos os períodos.  

 

Além da sala de aula, as turmas do núcleo já se apresentaram na praça central da Barra da Lagoa e no Primeiro Encontro de Bois de Mamão da Educação Infantil, evento que ocorreu ano passado no Mercado Público Municipal. Neste encontro, cada unidade teve a oportunidade de mostrar as peculiaridades de sua cultura para toda a cidade.