Secretaria Municipal de Educação

11/04/2017 - Educação
Professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis publicam relatos de práticas pedagógicas
Material se encontra nos livros “Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos: relatos de experiência docente”

foto/divulgação: SME

Ao todo são cinco livros de relatos

A coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou uma série de livros chamada “Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos: relatos de experiência docente”, que contam experiências de ensino de professores da rede municipal. Ao todo são cinco livros de relatos.

 

 

As narrações, com foco na alfabetização em um trabalho interdisciplinar na perspectiva do letramento, apresentam as possibilidades de articulação entre teoria e prática no planejamento das ações didático-pedagógicas na sala de aula.  Tais ações partem da prática e interação social das crianças com o intuito de ampliar suas experiências de aprendizagem e, consequentemente, a inserção e mobilidade social.

 

 

Os formadores, orientadores de estudos e professores alfabetizadores da rede municipal que publicaram e dirigiram relatos como autores e coautores são: Carolina Kuhnen, Lenise Flor, Cléia Fátima Slongo Barbosa, Andréia A. da Silva, Mônica Dias Vieira Quadros, Jaqueline de Souza Matta Adão, Solange Boch, Simone Stein Pires, Nayara Ilma de Assunção, Maria Luiza Beduschi, Daniela Guse Weber, Andréa do Prado Felippe, Roberta Schnorr Buehring, Jussara Brigo e Maria Letícia Naime-Muza.

 

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.