Secretaria Municipal de Educação

17/05/2017 - Educação
Alunos de Florianópolis produzem filmes para debater o consumo
Projeto Núcleo de Cinema MTC é realizado na Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho

foto/divulgação: SME

Cena do filme 'A moda influencia o consumo dos jovens?'

A produção de filmes em escolas é um importante recurso pedagógico, porém ainda pouco utilizado. Apesar dos filmes geralmente estarem associados ao lazer, eles podem ser aplicados como atividade de ensino-aprendizagem com grande potencial educacional. Para isso, a Escola Básica Municipal de Florianópolis , Maria Tomázia Coelho, no Santinho, criou o Núcleo de Cinema MTC.

 

Coordenado pelo professor de geografia Luiz de Vasconcellos Ferreira, o projeto está em seu quarto ano.  Desta vez, a tarefa era produzir filmes de curta-metragem para compreender e questionar sobre as consequências do consumo nos dias atuais.

 

Os alunos do quinto ao nono ano, orientados pelos professores Andressa Danielle Silva, Ednéia Patrícia Dias e Eloísio Lopes Felipe formaram nove equipes com o objetivo de realizar, cada uma delas, um filme com base no tema “Os jovens e o consumo”.

 

A partir daí, os alunos passaram a planejar cada produção, desde a concepção dos argumentos até a edição final, totalizando seis meses de intenso aprendizado. Entre as obras está “O meio ambiente”, um documentário sobre a produção e descarte de lixo. Já a produção “Vi na TV, quero comprar”, utiliza a publicidade para tratar sobre o consumismo na infância.

 

O resultado poderá ser visto na quinta-feira, 25 de maio, às 20h, quando os filmes serão lançados no auditório da própria escola e pela internet no blog do Núcleo de Cinema, no endereço nucleodecinemamtc.blogspot.com.br.

 

Em cartaz

 

Os alunos produziram nove filmes de curta-metragem, todos com o tema consumo. Segue abaixo as obras em cartaz nesta quinta-feira:

 

A moda influencia o consumo dos jovens? (5’ 03”): Documentário que entrevista jovens e professores que dão sua opinião sobre a influência da moda na vida dos jovens.

 

Birras de crianças (3’ 21”): Conversa sobre o que as mães fazem quando seus filhos querem impor suas vontades fazendo as famosas birras.

 

Compra compulsiva (1’ 50”): Entrevista algumas pessoas para saber se seus hábitos de consumo podem ser considerados compulsivos ou não.

 

Consumo consciente (2’ 43”): Procura dar sugestões a um consumidor compulsivo se tornar um consumidor mais consciente.

 

Eletrônicos: novos bichos de estimação? (2’ 50”): Confronta a atenção que damos aos nossos animais de estimação e aos eletrônicos, cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

 

O consumismo te consome? (3’ 26”): É um filme que mescla ficção e entrevistas sobre desperdício e consumismo.

 

O meio ambiente (2’ 22”): Trata principalmente da nossa relação com o lixo que produzimos e o que fazemos com ele.

 

Propaganda enganosa (1’ 18”): Procura saber se os entrevistados já foram vítimas de propagandas enganosas e o que pensam sobre o assunto.

 

Vi na TV, quero comprar (3’ 31”): Aborda a influência da publicidade no consumo, especialmente em relação às crianças e quais as melhores atitudes a serem tomadas.


galeria de imagens