Secretaria Municipal de Educação

17/05/2017 - Educação
Crianças se divertem participando da pesca da Tainha no bairro Ingleses
Turminha do NEI Municipal Gentil Mathias viram de perto uma tradição da cultura local

foto/divulgação: NEI Gentil Mathias

Um total de 20 crianças participaram da aventura

A criançada de cinco anos, do Núcleo  de Educação Infantil Municipal (NEI) de Florianópolis, teve uma manhã diferente. Presenciaram e participaram  da pesca da tainha no bairro em que fica a unidade, em Ingleses, Norte da Ilha. Foram para esta aventura, 20 crianças, acompanhadas pelas professoras  Anita Erdmann dos Santos , Juliana Lange Ramos e Lisiane Menezes de Assis.

 

A animação dos pequenos  foi tanta, na última segunda-feira,  que eles nem se importaram de caminhar por quase 20 minutos só para ver os pescadores puxando as redes cheias de tainhas. O período de inverno é o melhor momento para captura desses peixes, época em que se reproduzem.

 

 

 

 

“Ao chegarmos  no local, vimos um “castelo de tainhas” na areia e a alegria em cada rosto e o olhar de curiosidade foi instantâneo”, destaca a professora Anita Erdmann.  “As crianças queriam pegar as tainhas, fazer carinho e perguntaram se poderiam levá-las para casa. Esclarecemos que as tainhas eram dos pescadores e que aquele era o trabalho deles”, relembra Juliana Lange.

 

 

A professora Lisiane Menezes relata que  as crianças do  grupo 5B  aproveitaram para se divertir enquanto aguardavam ansiosas pela chegada na areia de outras redes com mais peixes. Viram tainhas pulando e tentando escapar.

 

“Foi um momento único e que com certeza ficará na memória desses pequenos para sempre, afinal educação infantil também é cultura”, diz a professora.

 

 

Para o secretário de Educação de Florianópolis, Mauricio Fernandes Pereira, colocar em prática o que se aprende, o que se vê em sala de aula,  é essencial para os valores e a formação de uma consciência criativa e atuante de uma criança. “É o que defendemos,  o mundo real na educação”.

 

Um detalhe curioso. A praia de Ingleses tem um apelido: zinga. É desta forma que os nativos e outros moradores chamam a região.


galeria de imagens