Secretaria Municipal de Educação

06/06/2017 - Educação
Inscrições abertas para feiras de Matemática e Ciências
Interessados têm do dia 15 de junho a 15 de julho para confirmarem presença no evento

foto/divulgação: SME

As feiras ocorrerão no dia 7 de agosto, na Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, em Ingleses

A partir da próxima semana, dia 15, a Secretaria de Educação de Florianópolis abrirá as inscrições para a III Feira Municipal de Matemática, III Feira Municipal de Ciências e IV Feira Regional de Matemática. A intenção é fomentar, divulgar e socializar experiências, pesquisas e atividades sobre os conhecimentos dessas áreas.

 

Até o dia 15 de julho, os interessados podem se inscrever. A ficha de inscrição será acessada pelo site da Secretaria de Educação: www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/.

 

Depois de preenchido, o material deverá ser encaminhado para o endereço eletrônico: feirasdematematicapmfsc@gmail.com.

 

Na sequência, será realizada a seleção dos participantes. Os critérios utilizados serão: atender a todas as solicitações da ficha de inscrição; apresentar ênfase nos conteúdos da área de matemática ou ciências (pelo menos 50%); e estar contemplado nas cotas destinadas às diferentes instituições, mantendo a proporcionalidade entre as categorias.

 

Podem participar, na condição de expositores, estudantes matriculados em instituições educacionais, professores e comunidade pertencente à região da Grande Florianópolis. Há oito categorias: Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJA); Educação Infantil; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Ensino Superior; Professor; e Comunidade.

 

Para o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, a feira é muito mais que um evento educativo, científico e cultural. “Colocar em prática as experiências pedagógicas constitui uma das melhores formas de aprendizado”.

 

Será garantida aos estudantes e professores das escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis a participação em qualquer categoria, totalizando 54 trabalhos. Às escolas da região da grande Florianópolis serão destinadas 23 vagas, denominadas externas, contemplando todas as categorias.

 

Os trabalhos inscritos deverão ser preferencialmente resultados de práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades educativas. Eles poderão ser de qualquer componente curricular, desde que contemplem em pelo menos 50% a área de Matemática ou de Ciências.

 

O grande dia

 

As feiras ocorrerão no dia 7 de agosto, na Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, em Ingleses, das 8h às 17h.

 

Os estudantes premiados receberão uma medalha e suas unidades educativas um troféu. Além disso, os trabalhos considerados “Destaque em Matemática” serão indicados para participarem do sorteio que definirá os representantes da região da grande Florianópolis na XXXIII Feira Catarinense de Matemática.

 

Em caso de dúvidas na realização da inscrição, o interessado pode entrar em contato com Lindomar Duarte de Souza e Simone dos Santos Ribeiro, da Diretoria de Educação Fundamental (DEF), por meio dos telefones (48) 3251-6132 ou (48) 3251-6133.