Secretaria Municipal de Educação

28/08/2017 - Educação
Alunos da EJA vão praticar hóquei com jogadores da seleção brasileira
Parceria foi firmada entre Hóquei Clube Desterro, Fundação Municipal de Esportes e Secretaria Municipal de Educação

foto/divulgação: SME

O projeto abre oportunidades a todos que queiram ingressar neste esporte e proporciona benefícios físicos e cognitivos

Deixar a sala por algumas horas para praticar hóquei de quadra. Isso irá ocorrer em um dos núcleos da EJA da prefeitura de Florianópolis. Trata-se de um esporte em equipe muito parecido ao futsal, porém com uso de tacos. De início, pelo nome, pode até se assemelhar ao que é realizado no gelo, porém,  com regras bem mais rígidas referentes ao contato físico com o adversário e marcações na quadra. 

 

Outra diferença é em relação à vestimenta. Na quadra, os jogadores usarão tênis e como proteção podem usar caneleira e luva.

 

Com tacos, o objetivo é colocar uma bolinha dentro das traves, situadas nas linhas de fundo, os gols. A Atividade será realizada no núcleo da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Escola Silveira de Souza.

 

O Escola de Hóquei, na EJA,  envolve o Hóquei Clube Desterro, que fez uma parceria com a Fundação Municipal de Esportes e a Secretaria Municipal de Educação.  O projeto abre oportunidades a todos que queiram ingressar neste esporte e proporciona benefícios físicos e cognitivos.

 

Mas, vai além. Divertido, traz muitas oportunidades de interações sociais aos atletas, sejam crianças, adolescentes ou adultos, ressalta Thiago da Veiga Pacheco, um dos professores do projeto.

 

 

Experiência para o resto da vida

 

 

“Com dedicação qualquer um pode vir a ser um grande atleta ou treinador e se não for esse o objetivo, restarão as  experiências marcantes para o  resto da vida”. Thiago conheceu o hóquei com 22 anos, passou seis jogando pela seleção brasileira de hóquei de grama.

 

 

A paixão pelo esporte

 

 

Mayara Eiko Fedrizzi quer fazer com que os alunos da EJA se apaixonem pelo hóquei. Assim como foi com ela. De acordo com a professora, por ser um esporte novo no país, é normal as pessoas começarem  a praticá-lo a partir da   juventude ou da idade adulta.

 

Ela começou com 18 anos e hoje é capitã da seleção brasileira. “Por isso, vejo-me nesses jovens e vejo um futuro no esporte para quem se dedicar, seja como atleta, praticante ou futuro profissional da área”.

 

 

Técnicas, táticas e jogo

 

 

O Hóquei Clube Desterro disponibiliza gratuitamente professores formados em educação física e com experiência na modalidade para planejarem e executarem as atividades. Também são cedidos pelo clube  os materiais para a prática esportiva.

 

De acordo com Mayara Meurer, coordenadora geral do projeto, o que será praticado com o alunos segue as orientações do  hóquei indoor. A quadra é de 18m a 22m por 36m a 44m. Há cinco jogadores de linha mais um goleiro. Na reserva, há mais seis atletas.

 

Os estudantes não vão apenas jogar. Farão aquecimento, aprenderão sobre técnicas e táticas  do esporte, informa Mayara Meurer.

 

 

É nesta quarta-feira

 

 

Após uma oficina para apresentar o hóquei aos integrantes da EJA, o projeto começará nesta quarta-feira  pela manhã (30/08), sempre no horário das 11 horas ao meio dia. A organização está planejando um segundo horário, na quarta-feira, para o período da tarde.  Para participar do projeto, basta o aluno interessado da EJA comparecer à escola Silveira de Souza. Na Rua Alves de Brito, 334, Centro de Florianópolis.

 

 

Uma vontade extra

 

 

Conforme o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, o hóquei na escola poderá levar mais motivação aos alunos para frequentarem a EJA, além de se alfabetizarem ou concluírem o ensino fundamental.  “O  projeto tem todas as condições para despertar nos estudantes uma vontade extra para estudar, pois ao vir para escola, cada um saberá que haverá um momento de descontração esportiva no ambiente externo”. 

 

A intenção da Fundação Municipal de Esportes (FM) é colocar a modalidade de hóquei de grama nos jogos escolares. “Esse esporte já é uma modalidade olímpica, mas por ser nova, talvez ainda não tenhamos muitas inscritas. O importante é dar o primeiro passo, e é o que estamos fazendo apoiando esse excelente projeto”, declara Maycon Oliveira, superintendente da FME.                       

 

 

13 anos de história

 

 

O Hóquei Clube Desterro é uma equipe de Florianópolis fundada em 2004. É pentacampeã brasileira no feminino  e  campeã brasileira no Masculino. Alguns atletas participaram das Olimpíadas no Rio em 2016.  

 

O  clube possui 80 praticantes entre alunos de escolinhas e atletas da equipe principal.  Para divulgar a  modalidade,  já montaram também  uma escolinha de Hóquei na Escola Básica Estadual Henrique Stodieck e no Colégio Catarinense. Uma nova escolinha deve surgir na Escola Básica Padre Anchieta.

 

 

Serviço

 

 

O quê: início das aulas de Hóquei para alunos da EJA

Quando: quarta-feira, dia 30

Horário: 11 horas da manhã

Local: Escola Silveira de Souza

Endereço: Rua Alves de Brito, 334, Centro


galeria de imagens