Secretaria Municipal de Educação

13/03/2013 - Educação
Educação e SAMU lançam projeto que salva vidas
Alunos e professores são capacitados para primeiros socorros e prevenção de acidentes

foto/divulgação: Charles Schnorr

Equipe das Unidades Móveis Avançadas

  A partir desta semana iniciam as atividades do projeto “Educação e Samu: Educando para Salvar”. A parceria é da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Secretaria de Estado da Saúde de SC.

 

  O  projeto prevê intervenções nos diferentes níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos, além da intensificação no processo de capacitação de professores em Primeiros Socorros e Prevenção de acidentes.

 

  As ações começam nesta quinta-feira (14/03), às 13h30, na Escola Básica Municipal Batista Pereira, no Ribeirão da ilha, onde a responsável pelo setor de Educação do Samu, Psicóloga Juli Mineli, irá conversar com a comunidade escolar sobre o que é o serviço, como acionar as ambulâncias e conscientizar os alunos sobre os riscos de ligações desnecessárias e trote para o 192. O professor Charles Schnorr, coordenador de prevenção da SME, irá falar com o público a respeito de ações de prevenção na escola e no lar, e como agir frente a tais situações.

 

  Nesta mesma escola está previsto para o final de março um treinamento de abandono de edificação e um simulado com a presença de viaturas do SAMU, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

 

Despertando a Consciência

  A meta do projeto é atender neste primeiro semestre 50% das unidades educativas municipais, despertando a consciência prevencionista na comunidade escolar e diminuir possíveis acidentes e reduzindo suas consequências. Como apoio a este trabalho será utilizada uma ambulância avançada do SAMU, aberta para a visitação das crianças e professores. Também irão participar das intervenções didáticas médicos, enfermeiros e motoristas socorristas que atuam  no atendimento de Urgências e Emergências.  

 

  De acordo com o Professor Charles, ainda no mês de março devem ser atendidas as Escolas Básicas: Dilma Lúcia dos Santos (Armação), José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras) e João Alfredo Rohr (Córrego Grande), as quais já receberam sua visita e acharam muito relevante tais ações.      

 

Um mascote

   As atividades estendem-se ao longo do ano letivo com o apoio das escolas, inclusive prevendo a criação de um mascote para o projeto, concebido pelos alunos que participarem das palestras. Os professores e demais colaboradores das unidades educativas que tiverem interesse em continuar a formação em Primeiros Socorros e Prevenção devem inscrever-se nos Cursos Presenciais e a Distância de Capacitação da SME.

 

União

  O Samu é um serviço, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais. O Sistema é responsável pelos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência, e pelas transferências de pacientes graves para hospitais.

 

 

Serviço

O quê é: Lançamento do Projeto Educação e Samu

Quando: amanhã 14/03 – quinta-feira

Horário: 13h30

Onde: EBM Batista Pereira

Localização: Rodovia Baldicero Filomeno, 3000 - Alto Ribeirão