Secretaria Municipal de Educação

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Diretoria de Planejamento e Dados Educacionais

Atribuições

 

1. Autorizar alterações em funcionalidades do Sistema de Gestão Escolar (SGE);

 

2. Propor melhorias e avanços às atividades da diretoria, visando ganhos de produtividade e eficácia de resultados;

 

3. Atender demandas e prover informações para pesquisas educacionais com base em dados internos e externos (tais como: IBGE, Bolsa Família, PME, Conselhos);

 

4. Prover informações sobre frequência escolar em conjunto com a Secretaria de Assistência Social à Coordenação Municipal do Bolsa Família;

 

5. Prover informações e análises que auxiliem na identificação de problemas e suas causas, para os envolvidos;

 

6. Contribuir para a elaboração de políticas, diretrizes, programas, projetos e planos definidos pelo Programa de Governo e pelas Diretrizes da SME;

 

7. Colaborar na elaboração do PPA - Plano Plurianual, no que se refere à educação;

 

8. Coletar, armazenar, divulgar e analisar os indicadores educacionais e outras informações de interesse dos processos de planejamento e avaliação de desempenho da SME;

 

9. Coordenar a atualização do banco de dados com informações provenientes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos;

 

10. Coordenar e consolidar o Censo Educacional anual do MEC;

 

11. Coordenar os sistemas SGE e EDUCACENSO da SME.

 

 

Sistema de Gestão Escolar

 

Sistema de Informações de dados no qual viabiliza as atividades administrativas da Secretaria Municipal de Educação junto às unidades educativas, através do acompanhamento permanente dos alunos por curso/ano, além do registro das ocorrências da vida escolar de cada aluno.

 

 

Censo Escolar - Sistema Educacenso

 

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). É feito com a colaboração das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

 

Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação infantil ensinos fundamental e médio), educação especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

 

As informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da Educação Básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação; incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

 

Os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do INEP (Saeb e Prova Brasil), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.