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Sobre a Diretoria de Ed. Infantil

 

Rua: Conselheiro Mafra, Nº. 656 - 9º. Andar - Sala 903

CEP: 88.010-914 - Centro - Florianópolis - SC

Fone: (48) 3251-6126

 

Diretora

Sonia Cristina de Lima Fernandes

sonia.fernandes@pmf.sc.gov.br

(48) 3251-6126

Gerentes

 

Gerente de Atividades Complementares

Janete Aparecida Oliveira da Silva

janete@pmf.sc.gov.br

(48)3251-6125

 

Gerente de Articulação Pedagógica:

Cristina Donedo Losso

cristinalosso.ei@pmf.sc.gov.br

(48)3251-6101

 

Missão

 

Promover educação de qualidade que contribua para o exercício pleno da cidadania, estabelecendo relações participativas.

Promover Educação Infantil de qualidade, consolidando- as como primeira etapa da Educação Básica; expandindo gradativamente a oferta de vagas, promovendo o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade.

 

VISÃO / ATRIBUIÇÕES

 

 

  • Estabelecer diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a Educação Infantil no que se refere à organização e à gestão do sistema educacional;
  • Ampliar progressivamente o número de vagas ofertadas;
  • Assessorar e supervisionar as Unidades Educativas públicas e privadas;
  • Planejar, articular, acompanhar e avaliar a formação d@s profissionais;
  • Autorizar o funcionamento e o credenciamento das creches e pré-escolas públicas e privadas.
  • Gerenciar os convênios com as instituições de educação infantil privadas sem fins econômicos.

 

 

DIRETRIZES

 

 

  • A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré- escolas, as quais se caracterizam em espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.
  • A educação Infantil tem função diferenciada e compartilhada à ação da família, o que implica uma profunda, permanente e articulada comunicação entre elas.
  • É dever do estado, direito da criança e opção da família o atendimento gratuito em instituições de Educação Infantil às crianças de 0 a 5 anos.
  • Garantir o direito da criança à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e a interação com outras crianças.
  • As propostas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações, as linguagens e a brincadeira.
  • O processo pedagógico deve considerar as crianças em sua totalidade, observando suas especificidades, as diferenças entre elas e sua forma singular de conhecer o mundo.
  • A educação infantil deve garantir o reconhecimento e a valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnico-racial presente na sociedade brasileira.
  • A educação das crianças com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidade/superdotação deve ser realizada em conjunto com as de mais crianças.

 

 

Ser Referência Nacional no Ensino Público.



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