Secretaria Municipal de Educação

home >

SOBRE O PROGRAMA

PROGRAMA BAIRRO EDUCADOR

 

O Bairro Educador é um programa de educação não formal inovador, com qualidade social, que oportuniza a ampliação dos repertórios formativos, e cria e fortalece as redes de integração entre as famílias, instituições, equipamentos públicos e agentes locais.
Com a finalidade de promover a educação integral e integrada, o programa supera as diferenças entre saberes escolares e comunitários, articula potenciais parceiros e dialoga com os saberes e com a cultura dos bairros da cidade. 
O programa foi lançado em agosto de 2019 e é uma iniciativa da Prefeitura de Florianópolis, implementado pela Secretaria Municipal de Educação e gerido pelo Instituto Escola de Esporte Cidadã.  Além do apoio pedagógico, o programa oferece atividades esportivas, culturais e de lazer. No total, são ofertadas mais de 40 oficinas.
As atividades oferecidas pelo programa são todas gratuitas. A partir de agosto, o Programa Bairro Educador estará em 12 sedes, atendendo todas as regiões da Capital: Norte (comunidades de Ingleses e Sambaqui), Leste (comunidade do Rio Vermelho), Continental (comunidades do Monte Cristo e da Vila Aparecida), Maciço (comunidades do Morro da Mariquinha e Morro do Mocotó),  Central (Agronômica, Costeira e Monte Verdade) e Sul (Campeche e Rio Tavares).
 

 

 

Missão -  Oportunizar um programa de educação não formal, inovador com  qualidade social, que dialoga com os saberes e a cultura local enquanto espaços educativos, propiciando a formação integral dos estudantes. 

 

 

Visão - Consolidar Florianópolis como  Cidade Educadora.

 

 

Valores -  

Estudante como protagonista.

Educação com Afeto.

Responsabilidade social.

Democratização da informação.

Atuação colaborativa e ética.

Valorização e promoção dos direitos humanos e da justiça social.

Respeito à diversidade étnico-racial, de gênero e à  língua. 

Valorização dos saberes e culturas locais.

Consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS.

 

 

 

Quem pode participar?

 

 

Podem participar do programa crianças a partir dos seis anos, adolescentes (preferencialmente matriculados em escolas públicas), jovens, adultos e idosos da comunidade. Se o interessado em participar for menor de idade, é preciso estar acompanhado de um responsável legal. 

 

 

Para participar, os interessados devem se dirigir à sede do Programa Bairro Educador da região em que residem e realizar a matrícula junto à secretaria.