Secretaria Municipal de Educação

24/04/2018 - Educação
Secretário participa de encontro sobre bibliotecas escolares em Brasília
Maurício Fernandes Pereira membro da Undime SC e secretário de Educação integra grupo para universalizar esses espaços no país

foto/divulgação: arquivo sme

Secretário de Educação em Brasília

Maurício Fernandes Pereira está em Brasília, nesta terça-feira, na reunião do Grupo de Trabalho sobre Bibliotecas Escolares, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além de Secretário de Educação de Florianópolis, ele é Secretário de Coordenação Técnica da Undime Nacional, Secretário de Finanças da seccional de Santa Catarina e dirigente Municipal de Educação de Florianópolis.

 

De acordo com Maurício Fernandes Pereira, o objetivo do grupo é definir parâmetros mínimos para implantação e funcionamento de bibliotecas escolares, bem como propor ações  a fim de alcançar a meta estabelecida na Lei nº 12.244/ 2010, que dispõe sobre a universalização desses espaços  nas instituições de ensino do país.

 

Para Maurício Fernandes, a biblioteca é um lugar propício para  despertar  nos estudantes o hábito e o prazer da leitura.  Outra função, segundo ele, é possibilitar a aquisição de conhecimento, compreensão, desenvolvimento da imaginação e lazer.

 

Todas as 36 escolas da rede municipal de ensino da capital catarinense possuem bibliotecas. Nesses espaços, principalmente ligados à literatura, há o desenvolvimento de diversas ações, projetos e atividades em parceria com educadores.

 

Há também uma biblioteca central da Secretaria de Educação, localizada na Rua Ferreira Lima, 82, Centro. Desde 2006, é aberta à população, sempre das 7h30 às 19h.

 

Para fazer a carteirinha e ter acesso aos mais de 17 mil títulos do setor, os interessados precisam levar a RG e um comprovante de residência atual.


galeria de imagens