Secretaria Municipal de Educação

19/07/2018 - Educação
Curso, da SME, traz temas sobre saúde e autoestima para trabalhadores
O objetivo é proporcionar a formação pessoal e profissional dos participantes

foto/divulgação: arquivo sme

Formação será desenvolvida para 510 auxiliares de serviços gerais e operacionais

 

 Aproximadamente 510 profissionais, entre auxiliares de serviços gerais e operacionais, que trabalham para a Secretaria de Educação de Florianópolis, estarão em curso de segunda (23) a quarta-feira (25) da semana que vem. A proposta, por meio da Gerência de Educação Continuada, conforme o secretário Maurício Fernandes Pereira, é oportunizar aos profissionais momentos de novos aprendizados. 

 

 A ação foi planejada para contemplar as temáticas específicas da função desempenhada pelos participantes, bem como conteúdos que favorecem as relações pessoais e profissionais.  Uma das temáticas  é como a alimentação saudável influencia na qualidade de vida. Outro item que será debatido é a importância do autocuidado na higiene pessoal e asseio no trabalho e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

 

  Relacionamento interpessoal e relações de respeito e profissionalismo e valorização dos indivíduos estarão em foco  , assim como  resolução de conflitos baseados no diálogo.

  Também fará parte do curso refletir sobre consumo, produção,  descarte e gestão  de resíduos, reutilização de materiais para preservação da natureza.  

 

  Integrará o curso ainda o tema  ergonomia, que visa o desenvolvimento e a aplicação de técnicas de adaptação das pessoas ao ambiente de trabalho. Busca oferecer conforto ao trabalhador e prevenir a ocorrência de acidentes no desempenho de suas funções , além de patologias específicas para determinado tipo de tarefa laboral. Os procedimentos ergonômicos contribuem para a diminuição do cansaço.

 

 

  Os participantes serão divididos em 12 grupos, sendo 6 grupos no período matutino,  das 8h às 12h,  e 6 no período vespertino , das 13h às 17h, com carga horária total de 12 horas. A formação ocorrerá no  Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação.

 

  Todos os profissionais efetivos e terceirizados estão automaticamente inscritos, ou seja, a participação no curso é por convocação. Receberá o certificado quem obtiver 100% de frequência.

 

  A ação tem parceria com o Departamento de Apoio às Formações e Atividades Complementares , da SME, e da ORBENK, empresa de limpeza e conservação.

 

ASSUNTOS DA FORMAÇÃO

 

1-Alimentação Saudável - um enfoque nutricional para se obter mais qualidade de vida

  Como a alimentação influencia na qualidade de vida. Nutrientes: matéria prima do organismo. Saúde e Alimentação. Industrialização e as doenças crônicas não transmissíveis. Obesidade: alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios. Alimentos e seus valores nutritivos. Escolhas inteligentes. Como montar um prato saudável

 

2-Trabalhador e saúde: a importância de um corpo saudável

  A importância do autocuidado. Dicas para ter uma vida mais saudável. Higiene pessoal e asseio no trabalho. Vacinas. Prevenção das doenças sexualmente transmissíveis – DST´s. Exames para cada etapa da vida do homem e da mulher.

 

3-Relacionamento interpessoal e autoestima

  Relacionamento interpessoal no trabalho; relações de respeito e profissionalismo e valorização dos indivíduos; resolução de conflitos baseados no diálogo; organização e trabalho coorporativo; como desenvolver a empatia e o autoconhecimento e ainda lidar com as diferenças num ambiente de trabalho com tantas diferenças pessoais?

 

4-Educação ambiental

  Refletir sobre consumo, produção e descarte de lixo, gestão dos resíduos, reutilização de materiais; como podemos relacionar as nossas ações domésticas com o cuidado e a preservação da natureza.

 

5-Ergonomia

  Tipos de ginástica laboral; benefícios da ginástica laboral; postura no ambiente de trabalho; ajustes posturais


galeria de imagens