Secretaria Municipal de Educação

19/12/2018 - Educação
Escola Antônio Paschoal Apóstolo promove Semana da Saúde na Escola
Objetivo foi possibilitar reflexões e estudos para hábitos de vida saudável

foto/divulgação: SME

Para ter saúde é necessário um ambiente saudável, uma alimentação adequada e um equilíbrio emocional e físico

Ter saúde é ter condições de estudar de forma adequada, de conviver e socializar, e em caso de doença, ter condições de recuperar seu estado de saúde. Para isso, precisamos de um ambiente saudável, de uma alimentação adequada e de um equilíbrio emocional e físico.

 

Assim, a Escola Básica Municipal de Florianópolis Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho, organizou a Semana da Saúde na Escola, a fim de cumprir um dos objetivos do Programa Saúde na Escola (PSE): possibilitar aos estudantes reflexões e estudos para que os hábitos de vida saudável se tornem permanentes no ambiente escolar e o acompanhem em seu cotidiano.

 

De acordo com a orientadora educacional Flávia Vieira Wilberstaedt, diferentes temas foram abordados, como uma boa alimentação, horas insuficientes de sono e os prejuízos para a aprendizagem, a importância da ingestão de água, malefícios do açúcar e da goma de mascar, cuidados com a higiene bucal e relação entre peso, altura e o peso das mochilas que os pequenos carregam.

 

O projeto também teve a parceria dos profissionais do posto de saúde do bairro, que foram até a unidade educativa e trabalharam o tema “Bons relacionamentos e saúde mental”.

 

“Foi gratificante perceber o envolvimento de toda comunidade escolar, o exercício da pesquisa e a presença dos estudantes em público compartilhando o aprendizado”, expõe a orientadora Flávia.

 

De acordo com o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, crianças são ótimos agentes de saúde, divulgando no ambiente familiar o que aprendem na escola, sendo também formadores de opinião em casa. “Dessa forma, a escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde”, finaliza.


galeria de imagens