Secretaria Municipal de Educação

04/02/2019 - Educação
No COEB, mostra audiovisual exibe filmes sobre diversidade e empoderamento
Objetivo é incentivar a produção de filmes em sala de aula

foto/divulgação: Matheus Trindade

A produção de audiovisuais em unidades educativas é uma ferramenta poderosa, com vasto potencial e que contribui para disciplinar o olhar

A presença das mídias e das tecnologias digitais modificam as relações humanas, inclusive nos espaços educativos, mostrando que há outras maneiras de ter acesso à informação e à construção de aprendizagens, e possibilitando a criação de novos recursos didáticos, por meio da multimídia, com texto, som e imagem. Assim, a produção de audiovisuais em unidades educativas é uma ferramenta poderosa, com vasto potencial e que contribui para disciplinar o olhar, desenvolver a percepção visual e proporcionar a retomada de um processo crítico de ver.

 

Pensando nisso, no Congresso de Educação Básica (COEB), das 13h às 13h30, no auditório Garapuvu, ocorreu uma mostra audiovisual com cinco filmes produzidos dentro de sala de aula por estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis. Amanhã, terça-feira, no mesmo horário, haverá uma nova sessão.

 


Empoderamento

 


A Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, localizada no Santinho, participa com três filmes: “A flor da pele”, “O mundo” e “Menina também pode”.

 

O curta-metragem “A flor da pele” é uma história sobre empoderamento. Entre sprays, looks, batons e muito amor, crianças e adolescente reforçam a beleza negra, aprendendo a elevar sua autoestima. O filme mostra os bastidores do dia em que os estudantes participaram de rodas de conversa, relataram suas experiências e desfrutaram de uma atenção especial com profissionais da moda, maquiagem e fotografia.

 

O filme “O mundo” utiliza o stop motion para abordar a diversidade cultural no mundo. Já na produção “Menina também pode”, chega um novo jogo em uma lan house e isso causa questões sobre quem pode ou não jogá-lo.

 

 

A arte da dança

 


Da Escola Básica Municipal Lupércio Belarmino da Silva, na Caieira da Barra do Sul, vem o filme “Alfabeto de dança”. No processo de produção, a professora dividiu a turma por letras do alfabeto e a partir daí, o estudante tinha a missão de pesquisar o nome de um estilo de dança com aquela determinada letra. Na segunda etapa, em posse de seus estilos, eles tiveram como missão pesquisar o país de origem, música utilizada, vestimenta, e alguma curiosidade sobre o estilo. O objetivo foi introduzir o conhecimento do que é dança e que ela seja vista e reconhecida como uma arte.

 

 

As mina

 

 

Já o pessoal da EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) Continente II, na unidade localizada no CEDEP, no Monte Cristo, traz a obra “Respeita as mina”. Com a sociedade, a mídia, as instituições e as famílias impondo padrões de comportamento que subestimam e convencem as mulheres de que elas são incapazes de alcançar seus objetivos, a produção tem o objetivo de reivindicar o direito aos corpos e às vidas, desconstruindo a normatividade do que é e de como é ser mulher.

 

O Congresso de Educação Básica (COEB) é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, e está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua oitava edição, tem como tema “Identidades, Práticas e Aprendizagens na Educação Básica”. O COEB encerra-se nesta terça-feira.


galeria de imagens