Secretaria Municipal de Educação

04/02/2019 - Educação
COEB 2019 reúne mais de 1.300 profissionais e bate recorde
Promovido pela Prefeitura de Florianópolis, Congresso de Educação Básica se estende até esta terça-feira

foto/divulgação: Rafael Rosseti

Evento contou com a presença de estudiosos e pesquisadores

Mais de 1.300 pessoas participaram da abertura do Congresso de Educação Básica, promovido pela Prefeitura de Florianópolis. O evento estende-se até esta terça-feira na Universidade Federal de Santa Catarina. O tema da oitava edição é “Identidades, Práticas e Aprendizagens da Educação Básica”.
 
 
Conforme o secretário de Educação, o primeiro dia foi um sucesso porque desde as falas da abertura até a última atividade, o auditório Garapuvu e as salas do Centro de Eventos estavam cheios. “Foram palestras e trocas de experiências que nos fizeram refletir sobre os desafios da Educação Básica”, destaca Maurício Fernandes.
 
 
A conferência de abertura foi ministrada pelo doutor em Educação Carlos Roberto Jamil Cury. Com o título “Sujeitos e processos de aprendizagens: tramas da educação básica”, tratou o papel político da escolarização na formação dos sujeitos; o direito à aprendizagem; e a conquista da Educação Básica como direito, além de seus sujeitos e suas interfaces com a diversidade e a emancipação humana. Também discutiu os desafios da escolarização, da formação integral e da preparação para o mundo do trabalho.
 
 
Educador há mais de 50 anos, Jamil Cury atua nas áreas de leis de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos. Doutor em Educação, é vice-presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e atual membro do seu conselho nacional.
 
 
O encerramento ficará por conta do professor doutor e ex-ministro da Educação José Henrique Paim Fernandes. A conferência “Protagonismo de quem ensina e de quem aprende: as tramas do processo de aprendizagem” vai tratar sobre o protagonismo, empoderamento e autonomia no processo de ensinar e de aprender; os estudantes e os professores como agentes de conhecimento e mudança; a escola como tempo e espaço de vida; e a educação e suas relações com a emancipação humana.
 
 
O congresso conta com painéis e mesas-redondas. Pesquisadores e profissionais da rede inscreveram seus trabalhos e 18 foram escolhidos para serem apresentados no evento. Além disso, produções cinematográficas desenvolvidas por estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis estão sendo expostas em mostras audiovisuais.


galeria de imagens