Secretaria Municipal de Educação

04/02/2019 - Educação
Painéis do COEB 2019 abordam inclusão e diversidade
Cada painel teve a apresentação de duas práticas e uma palestra

foto/divulgação: Matheus Trindade

Monica de Nazare Carvalho

No COEB 2019, entre 16h e 17h30, foram realizados três painéis, com duas práticas e uma palestra em cada um deles. As práticas são experiências desenvolvidas por profissionais em unidades da rede de ensino de Florianópolis.

 

A professora mestra Monica de Nazare Carvalho, da Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA), palestrou no primeiro dia do congresso sobre o tema “A Inclusão dos Estudantes com Deficiências: desafios na gestão político-pedagógica” no auditório Garapuvu.

 

Educadora há seis anos, Monica teve contato com a profissão e a docência, a partir do trabalho na Secretaria de Educação na cidade de Belém, situada no estado do Pará. Carvalho trabalhou na equipe da Educação Especial, onde ampliou o conhecimento, buscou formações e especializou-se para atender e interagir melhor com essa demanda.

 

“Só a minha condição de deficiência visual não me habilitava para aquele momento, não me dava conhecimento técnico para desenvolver uma atividade profissional na área”, explica Monica.

 

Suas pesquisas incluem temas como deficiência visual, atendimento educacional especializado, inclusão social e acessibilidade comunicacional. A docente conta que Carlos Roberto Jamil Cury, Rosângela Machado e Maria Clara Di Pierro são referenciais para ela na área da Educação Especial.

 

A temática trouxe duas práticas para os participantes do COEB. A primeira foi “Falando sobre inclusão: Relato de experiência no NEIM Barreira do Janga”, apresentada pela professora da unidade educativa Ana Cláudia da Silva e pela diretora Morgana Maria da Silva de Castro. Já a segunda experiência, “Projetos 2018 EBM Osmar Cunha e sala multimeios”, foi exposta pela professora de educação especial da escola, Marilene Zorzi e pela diretora Neide Souto.

 

Educação das relações étnico-raciais

Nas salas Goiabeira e Laranjeira, o painel contemplou o tema “Educação das Relações Étnico-Raciais: desafios na gestão político-pedagógica”. A prática “Vamos para a África? - Uma viagem ao imaginário Infantil dos Grupos 4 e 5 do NEIM Vila Cachoeira”, foi apresentada pela professora da unidade educativa Stefany Julia Pazin Dias. Já “ERER, decolonialidade e a formação docente na EJA” foi exposta pela professora Daniela Fernanda Sbravati, do Núcleo EJA Sul II.

 

Neste painel, a palestra foi ministrada pela professora doutora Claudia Miranda, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre suas áreas de atuação se encontram o pensamento decolonial latino-americano, educação e interculturalidade, afrolatinidade e diálogos educacionais na diáspora africana.

 

Diversidade cultural

 

Na sala Pitangueira foi realizado o terceiro e último painel, com o tema “Diversidade Cultural: desafios na gestão político-pedagógica”. A primeira prática foi apresentada pela diretora do NEIM Irmão Celso, Daniela Cristina Silva, e teve como tema “Pluralidade e Respeito à diversidade cultural no âmbito educacional”. Já “(Re)existir e transformar: por uma perspectiva ambiental crítica” foi exposta pela professora Ana Cláudia Vicente Demétrio, do Núcleo EJA Sul II.

 

A palestra foi ministrada pelo professor doutor Sérgio Fabiano Annibal, da Universidade Estadual Paulista. Sérgio trabalha no Departamento de Educação da UNESP, além de lecionar nos programas de pós-graduação e mestrado em Letras.

 

O Congresso de Educação Básica (COEB) é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, e está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua oitava edição, tem como tema “Identidades, Práticas e Aprendizagens na Educação Básica”. O COEB encerra-se nesta terça-feira.


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