Secretaria Municipal de Educação

05/02/2019 - Educação
Segundo dia do COEB começa com debate sobre aprendizagens do mundo real
Mesa-redonda foi mediada pelo secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira

foto/divulgação: Matheus Trindade

A mesa-redonda teve como tema “As relações entre o conhecimento, o saber e o aprender na contemporaneidade: aprendizagens do mundo real”

O segundo dia e último dia do Congresso de Educação Básica (COEB) 2019, nesta terça-feira, teve início com a mesa-redonda “As relações entre o conhecimento, o saber e o aprender na contemporaneidade: aprendizagens do mundo real”, realizada das 8h às 10h. Mediada pelo secretário de Educação de Florianópolis, professor doutor Maurício Fernandes Pereira, teve a participação do professor doutor Luís Carlos de Menezes, da Universidade de São Paulo (USP) e da professora especialista Janaina Oliveira Barros, do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa.

 

Luiz Carlos de Menezes é doutor em Física pela Universität Regensburg (Universidade de Ratisbona, na Alemanha) e professor sênior do Instituto de Física da USP. Luiz também é membro do Conselho Estadual de Educação em São Paulo e consultor da UNESCO para propostas curriculares.

 

Janaina Oliveira Barros possui graduação em Pedagogia e especialização em didática e currículo. Atua com formação de professores, coordenadores e equipes técnicas de secretarias de educação no Instituto Chapada. Em 2013, foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10 e, no ano seguinte, representou o Brasil na América Latina pelo REDUCA, Rede Latino-americana para a Educação.

 

Entre os temas da discussão estavam o processo de ensino e de aprendizagem e seus novos desafios; o fazer pedagógico ressignificado e contextualizado a partir das experiências dos sujeitos; e os entrelaçamentos curriculares entre conhecimento, informações, tecnologias e diferentes culturas.

 

O Congresso de Educação Básica (COEB) é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, e está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua oitava edição, tem como tema “Identidades, Práticas e Aprendizagens na Educação Básica”. O COEB encerra-se nesta terça-feira.


galeria de imagens