Secretaria Municipal de Educação

22/05/2019 - Educação
Crianças advertem sobre atitudes negativas em “Jeito Catarinense"
Pela campanha, cartilhas foram distribuídas em escolas da rede municipal de Florianópolis

foto/divulgação: Chaiana Müller

A campanha “Jeito Catarinense” teve a segunda edição lançada na EBM Dilma Lúcia dos Santos

A campanha “Jeito Catarinense” teve a segunda edição lançada hoje na Escola Básica Municipal de Florianópolis Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul. A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, distribuiu 9 mil cartões e 400 cartilhas para as 36 escolas da rede de ensino da capital.

 

O lado verde do cartão deve ser mostrado quando uma atitude positiva é tomada, como reciclagem de materiais, respeito à faixa de pedestres ou até mesmo um ato de gentileza. O lado amarelo serve para alertar alguma situação errada, como quando alguém joga lixo no chão, fura filas ou desrespeita os idosos. A cartilha é dividida em 4 capítulos que falam sobre o jeito correto de tratar as pessoas, a natureza, de andar no trânsito e de cuidar da saúde.

 

O objetivo da iniciativa é motivar a sociedade a tomar atitudes que visem o bem coletivo no seu dia a dia, estimulando ações positivas e desencorajando ações negativas. E as crianças têm um papel fundamental nesse processo, que é aprender desde cedo quais atitudes são legais ou não, parabenizando ou alertando os cidadãos.

 

Novos parceiros em 2019

A primeira temporada do “Jeito Catarinense” teve início em abril do ano passado, e já mobilizou crianças de 8 a 12 anos em todo o estado. A prioridade da campanha lançada hoje é a parceria com as redes municipais de ensino e com a Polícia Militar (PM), que utiliza a cartilha nas aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o PROERD.

 

O prefeito Gean Loureiro afirma que a parceria entre a ACAERT e a Prefeitura de Florianópolis foi certeira e complementa: “precisamos de todo mundo para cuidar da cidade. As crianças são fundamentais nesta tarefa”.

 

Marcello Corrêa Petrelli, presidente da ACAERT, explica que o “Jeito Catarinense visa reforçar o resgate de preceitos básicos da cidadania que são ensinados pela família e reforçados na escola. A ideia é somar a cartilha ao trabalho pedagógico das crianças de 8 a 12 anos, período em que se dá a formação de cidadania. Os cartões são uma forma leve de incentivar ou repreender um cidadão, provocando certo ‘constrangimento’ para aqueles que fazem algo errado. Estamos muito satisfeitos com o projeto deste ano, pois órgãos públicos, a PM e a imprensa estão engajados para um bom resultado. Um dos intuitos da ACAERT é o envolvimento em projetos visando o desenvolvimento social dos catarinenses”.

 

Para o secretário da Educação Maurício Fernandes Pereira, “esse trabalho é um processo lúdico e eficaz de conscientização dos estudantes em diversas situações”.


galeria de imagens