Secretaria Municipal de Educação

05/07/2019 - Educação
Estudantes aprendem matemática financeira com receita de bolo
Objetivo da atividade é desenvolver o pensamento sobre educação financeira, reforçar as quatro operações e o estudo de medidas

foto/divulgação: arquivo sme

A atividade foi feita com os estudantes do 6º e 7º ano

A professora de matemática Francine Ruas de Souza e a de português, Gisele Bastos, também sabem da importância da educação financeira nas escolas. Pensando nisso, as educadoras desenvolveram com os estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Henrique Veras, na Lagoa da Conceição, cinco atividades relacionadas ao tema.

 

Na primeira etapa, as turmas visitaram dois supermercados do bairro a fim de pesquisar preços dos materiais utilizados para a confecção do Bolo de Cacau. Procurando sempre o menor preço, o grupo comprou uma parte dos ingredientes em um supermercado e o restante no outro estabelecimento comercial.

 

Já na escola, discutiram sobre as notas fiscais e o troco. O objetivo era comparar o preço dos produtos. Foi feito a soma das notas, a subtração e a conferência do troco.

 

Na terceira etapa, o grupo pôs as mãos na massa. Reunidos na cozinha da unidade, eles prepararam o bolo, enquanto aprendiam as quantidades e medidas dos ingredientes.

 

Para a terceira atividade, a tarefa era pesquisar sobre as quantidades aproximadas que cabiam em 1 xícara, 1 colher de sopa e em  1 colher de chá. Sempre discutindo sobre as medidas de litro e massa.

 

Na última etapa, a professora Francine solicitou que os estudantes redigissem um texto descrevendo o modo de preparo da receita. O texto foi entregue para a professora  Gisele, de Português e, discutido em aula.

 

“O intuito foi desenvolver o pensamento sobre educação financeira, reforçar as quatro operações e o estudo de medidas e exercitar a pesquisa e escrita”, explica Francine.


galeria de imagens