Secretaria Municipal de Educação

11/07/2019 - Educação
Escolas iniciam participação no Programa Forças no Esporte
Os estudantes terão acesso a atividades cívicas, culturais, ambientais pedagógicas e esportivas

foto/divulgação: Cristiano Andujar

O lançamento oficial do Profesp para a rede municipal de ensino ocorreu nesta quinta-feira, 11 de julho, na Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina.

Mais de 160 estudantes das escolas básicas municipais de Florianópolis Almirante Carvalhal, Adotiva Liberato Valentin e Vitor Miguel serão beneficiados com o Programa Forças no Esporte – Profesp. Trata-se de uma parceria da Secretaria de Educação da Capital com as Forças Armadas. Marinha, Exército e Aeronáutica oferecerão atividades culturais, ambientais, pedagógicas e cívicas.

 

O lançamento oficial do Profesp para a rede municipal de ensino ocorreu nesta quinta-feira, 11 de julho, na Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina. As atividades serão no contraturno, e a Prefeitura de Florianópolis disponibilizará transporte para o deslocamento dos participantes.

 

O Programa oferece para os estudantes uniforme completo, incluindo abrigo, camisa, bermuda, tênis, boné, kimono e collant. Além disso, todos receberão almoço e lanche durante o período de atividades.

 

Para o prefeito da Capital, Gean Loureiro, “não é nada fácil despertar o interesse dos jovens pelo civismo atualmente, então é muito importante que iniciativas como esta, com atrativos interessantes, existam e sejam espalhadas. Este deve ser o início de uma longa parceria”.

 

O secretário da Educação Maurício Fernandes Pereira agradece o trabalho realizado pelas Forças Armadas e complementa: “Gostaria de parabenizar os estudantes por aproveitarem esta oportunidade extraordinária”.

 

Almirante Carvalhal

  

A Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, em Coqueiros, já iniciou a participação no Programa este mês. Cerca de 30 jovens do 5º ao 9º ano vão, nas terças, quartas e quintas-feiras, para a Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina - EAMSC. Lá, eles praticam atividades como muay thai, vôlei, futebol, natação e aulas de música.

 

O Capitão de corveta José Alexandre de Oliveira Sousa, coordenador geral do Profesp da Marinha, relata que os profissionais de unidades já participantes notaram grande mudança no comportamento dos estudantes, como disciplina, respeito às regras e evolução no projeto.

 

A diretora da unidade, Cristiane de Souza Goulart, comenta o entusiasmo dos estudantes com o início das atividades: “Está sendo uma experiência bastante gratificante. Eles chegam na escola super ansiosos para irem para a Marinha. Ao retornarem, nos contam com animação o que aconteceu naquele período”.

 

Adotiva Liberato Valentim

  

Os estudantes da Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim, localizada na Costeira do Pirajubaé, iniciarão a participação a partir da primeira semana de agosto. Quarenta e nove estudantes irão às segundas e quartas-feiras, no contraturno, até a Base Aérea de Florianópolis (BAFL), onde receberão orientação para prática de atividades como rugby, muay thai, basquete, judô e aulas de música.

 

A 1ª Tenente e coordenadora geral do Profesp na Aeronáutica, Camila Kessler, salienta impactos diretos que o desenvolvimento do Programa deve causar: “melhoria na integração social das crianças, na capacidade e habilidades motoras, bem como da saúde”.  

 

Vitor Miguel de Souza

  

O 63º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro atenderá, inicialmente, 50 crianças de 5º, 6º e 7º ano da Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, no Itacorubi, oferecendo práticas esportivas, como atletismo, vôlei, futebol, basquete e lutas. Os estudantes também terão acesso a palestras, aula de música, atividades orientadas à saúde, cultura, artes e ações ambientais. A unidade deve iniciar a participação a partir de agosto, nas segundas e quintas-feiras, no período vespertino.

 

O 2º Tenente e coordenador geral do Profesp no 63º Batalhão, Bruno de Abreu Jeremias, lembra que o programa tem a finalidade de promover a valorização pessoal, fortalecer a integração social e a cidadania, além de reduzir riscos sociais dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades físicas e de atividades socialmente inclusivas.

 


galeria de imagens